Já comentei várias vezes que a maneira mais certa de conseguir aumentar a competição nos serviços de comunicação móveis ou fixas de voz ou de dados é a separação dos negócios de comunicação no atacado e do varejo.
Esta foi a técnica adotada pelos reguladores com a British Telecom, onde a empresa foi obrigada a ser dividida exatamente nestes termos.
Também foi o caso na França, onde os reguladores obrigaram a France Telecom vender o uso do par de fios e de espaço em suas centrais para prestadores de serviços no varejo, como a Free.
Nos EUA, o duopólio da AT&T e da Verizon come solto, com o pessoal da FCC claramente trabalhando para defender os interesses destas incumbents.
Agora aparece o espectro de 700MHz que hoje é utilizado para TV analógica e que deverá ter este uso descontinuado em 2009 para dar espaço para outras aplicações. A grande vantagem desta freqüência é o fato de ter longo alcance e ser uma faixa que atravessa muito bem obstáculos como paredes.
A FCC deseja fazer uma licitação convencional, oferecendo as tradicionais empresas de telefonia o seu uso. Já a Google está fazendo lobby para conseguir que a freqüência seja utilizada de forma não discriminatória e aberta para competição.
As operadoras convencionais provavelmente desejarão ganhar a licitação para evitar que apareçam competidores e que possa preservar a rentabilidade do duopólio estabelecido.
A idéia da Google é exatamente conseguir que a FCC adote uma metodologia que está dando certo em alguns lugares do mundo, a separação do negócio de comunicação no atacado do negócio do varejo. A empresa que ganhar a licitação seria impedida de oferecer serviços a clientes finais e seria obrigada a oferecer conectividade no atacado para outras prestadoras de serviços especializadas no varejo.
A FCC está argumentando que a adoção de regras restritivas na licitação, reduzirá a atratividade do negócio para as operadoras, e que por isso seria contrário ao interesse da sociedade de viabilizar e rentabilizar o Estado com a licitação.
Agora o Chairman da Google Eric Schmidt fez uma oferta para a FCC que não pode recusar: a Google oferecerá no mínimo $4,6 bilhões de dólares para participar desta licitação, desde que as exigências de abertura da rede sejam definidos pela FCC para qualquer dos ganhadores da licitação.
Isto destrói o argumento de que não haveria interessados na licitação caso a FCC definisse regras restritivas sobre o ganhador da licitação, colocando a FCC numa situação difícil de ter que escolher o melhor para sociedade em vez de defender os interesses dos lobbistas.
Os EUA caminham para uma situação inusitada: interesses corporativos de uma empresa (a Google) estão tentando forçar o governo a caminhar para uma situação de maior competição.
Opinião sobre a área de tecnologia, de comunicações digitais, empreendedorismo, motivação, fotografia, e qualquer outro assunto da hora...
23 julho 2007
16 julho 2007
Wideband em celulares já em 2008?
Brought comenta que existem boatos que uma operadora francesa planeja oferecer serviço de voz usando codecs Wideband entre os telefones celulares.
Em abril deste ano comentei que o wideband acabaria aparecendo apenas através do VoIP, como um diferencial da telefonia convencional, mas parece que existe a possibilidade da telefonia celular inovar usando sua tecnologia atual.
Se começarem a aparecer telefones celulares wideband, existem grandes chances de termos uma nova explosão de trocas de aparelhos e também acabar de vez com a telefonia fixa. A experiência do áudio wideband para os usuários terá um efeito semelhante ao da troca de um rádio em AM para um rádio FM.
Em abril deste ano comentei que o wideband acabaria aparecendo apenas através do VoIP, como um diferencial da telefonia convencional, mas parece que existe a possibilidade da telefonia celular inovar usando sua tecnologia atual.
Se começarem a aparecer telefones celulares wideband, existem grandes chances de termos uma nova explosão de trocas de aparelhos e também acabar de vez com a telefonia fixa. A experiência do áudio wideband para os usuários terá um efeito semelhante ao da troca de um rádio em AM para um rádio FM.
05 julho 2007
iPhone coloca operadora em segundo plano
O tão falado iPhone da Apple foi lançado na sexta passada. Até aí não é nenhuma novidade já que fomos bombardeados com esta notícia sem parar a vários dias...
O que é menos falado é o que este lançamento marca na mudança de como a telefonia celular é vendida e como seu valor é percebido.
Está certo que atualmente o aparelho está amarrado com a AT&T, mas claramente se vê é que as pessoas estão comprando o aparelho e não o serviço. É o eletrônico de consumo que está puxando o negócio.
Sem falar que a AT&T não pode bloquear demais as facilidades do aparelho que são independentes da AT&T. O browser Web, o leitor de e-mail, a integração com o iTunes são todos elementos que, apesar de poderem funcionar na rede EDGE da AT&T, vão mesmo ser muito mais rápidos e baratos utilizando as redes Wi-Fi já bastande disponíveis.
O conteúdo, ou vem da Web, ou vem da Apple pelo iTunes. O aparelho é da Apple e é vendido como como ícone com margens bastante significativas. Sobrou para AT&T apenas cobrar pelo minuto da chamada e pelo uso do EDGE para dados, serviços que são comoditizados e com preço em queda.
Claramente se vê que o poder de controle da experiência está caminhando da operadora para os vendedores dos aparelhos e para o próprio consumidor.
O que é menos falado é o que este lançamento marca na mudança de como a telefonia celular é vendida e como seu valor é percebido.
Está certo que atualmente o aparelho está amarrado com a AT&T, mas claramente se vê é que as pessoas estão comprando o aparelho e não o serviço. É o eletrônico de consumo que está puxando o negócio.
Sem falar que a AT&T não pode bloquear demais as facilidades do aparelho que são independentes da AT&T. O browser Web, o leitor de e-mail, a integração com o iTunes são todos elementos que, apesar de poderem funcionar na rede EDGE da AT&T, vão mesmo ser muito mais rápidos e baratos utilizando as redes Wi-Fi já bastande disponíveis.
O conteúdo, ou vem da Web, ou vem da Apple pelo iTunes. O aparelho é da Apple e é vendido como como ícone com margens bastante significativas. Sobrou para AT&T apenas cobrar pelo minuto da chamada e pelo uso do EDGE para dados, serviços que são comoditizados e com preço em queda.
Claramente se vê que o poder de controle da experiência está caminhando da operadora para os vendedores dos aparelhos e para o próprio consumidor.
17 maio 2007
Dicas sobre o futuro da TV
Ótimo artigo de David S. Isenberg analisando o futuro da TV. Quatro aspectos são observados que demonstram para onde a sociedade está indo:
- Conteúdo gerado pelos usuários finais: já existe uma quantidade enorme de conteúdo gerado pelos usuários com qualidades variadas. A maior parte é de baixa qualidade, mas a seleção natural está permitindo que várias fontes na Web sejam consideradas melhores que qualquer outra publicação convencional ou programa televisivo;
- RSS (Really Simple Syndication), o protocolo tipo "pull" para busca de conteúdo novo para blog e podcasts é o novo meio de fazer a publicação do conteúdo, quase como escolher a dezena de canais que você recebe na TV a cabo entre uma seleção de vários milhões de canais;
- Dispositivos: iPod para consumo de áudio. Precisa dizer mais?
- Downloads mais-rápidos-que-tempo-real: hoje a TV e o rádio abastecem o seu dispositivo de recepção na mesma velocidade que é consumido, ou seja, é em tempo real (realtime). O download de um MP3 ou até de um vídeo pelo youtube hoje é implementado em velocidade superior ao tempo real, permitindo que em alguns segundos você possa abastecer 2 minutos de áudio no seu iPod, por exemplo.
15 maio 2007
Redes municipais W-Fi mesh comunitárias

Já tinha comentado sobre o equipamento da Meraki que permite a montagem simples de redes Wi-Fi Mesh de custos muito baixos.
Neste mesmo artigo tinha comentado também que iniciativas comunitárias poderiam entrar em conflito com as redes sendo preparadas e operadas por iniciativas das cidades.
Pois então, a construção da rede Wi-Fi municipal de San Francisco anda complicada pelos conflitos políticos e corporativos, o que não impediu que uma iniciativa privada comunitária começasse a formar uma rede pública baseada em roteadores Meraki e custeadas pelos próprios instaladores dos nós da rede.
09 maio 2007
Salesforce.com integrado ao Skype
Considerando que a ligação telefônica cada vez mais torna-se um commodity de valor muito baixo, claramente se forma uma tendência de tornar a comunicação um acessório das soluções de serviço inteligente de gerenciamento de contatos e relacionamentos.
Este é o caso da anunciada integração implementada pela PamConsult GmbH, um parceiro da Skype Developer Program que disponibilizou na plataforma AppExchange da Salesforce.com um módulo de integração das aplicações.
Com isso, de dentro da aplicação de CRM da Salesforce é possível iniciar contatos de chat e de voz com parceiros ou consumidores diretamente pelo Skype ou pelo SkypeOut no caso da outra ponta não pertencer a rede Skype.
Chamadas recebidas pelo Skype automaticamente abrem janelas pop-up do Salesforce que permitem o registro imediato do relacionamento em questão, mostrando inclusive o relacionamento passado do usuário que iniciou o contato.
Este é o caso da anunciada integração implementada pela PamConsult GmbH, um parceiro da Skype Developer Program que disponibilizou na plataforma AppExchange da Salesforce.com um módulo de integração das aplicações.
Com isso, de dentro da aplicação de CRM da Salesforce é possível iniciar contatos de chat e de voz com parceiros ou consumidores diretamente pelo Skype ou pelo SkypeOut no caso da outra ponta não pertencer a rede Skype.
Chamadas recebidas pelo Skype automaticamente abrem janelas pop-up do Salesforce que permitem o registro imediato do relacionamento em questão, mostrando inclusive o relacionamento passado do usuário que iniciou o contato.
03 maio 2007
Todas as linhas fixas serão desativadas até 2013
Com uma chamada destas com certeza consegui sua atenção.
Só que a previsão não é minha, é de Tom Evlsin que argumenta que telefones Wi-Fi com VoIP substituirão qualquer vantagem que a telefonia fixa ainda preserva em comparação com a telefonia celular.
Hoje a principal razão do uso da telefonia fixa é o custo mais baixo das ligações telefônicas, mas com a popularização do broadband, dos roteadores Wi-Fi e dos celulares com capacidade de chamadas SIP através de operadoras VoIP muito baratas logo não teremos necessidade de manter aquele telefone sem fio ligado na rede fixa nas nossas casas.
Com a contínua sangria provocada pelas desativações das linhas fixas, logo não será justificável comercialmente para as operadoras manterem suas antiquadas redes de pares de fios de cobre espalhadas pela cidade.
Só que a previsão não é minha, é de Tom Evlsin que argumenta que telefones Wi-Fi com VoIP substituirão qualquer vantagem que a telefonia fixa ainda preserva em comparação com a telefonia celular.
Hoje a principal razão do uso da telefonia fixa é o custo mais baixo das ligações telefônicas, mas com a popularização do broadband, dos roteadores Wi-Fi e dos celulares com capacidade de chamadas SIP através de operadoras VoIP muito baratas logo não teremos necessidade de manter aquele telefone sem fio ligado na rede fixa nas nossas casas.
Com a contínua sangria provocada pelas desativações das linhas fixas, logo não será justificável comercialmente para as operadoras manterem suas antiquadas redes de pares de fios de cobre espalhadas pela cidade.
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