22 janeiro 2007

Om Malik observa redução de 23% de linhas fixas nos EUA entre 2001 e 2006

Om Malik anuncia que a nova promoção da AT&T de oferecer ligações gratuitas de móvel para fixo dentro da rede da operadora é uma tentativa de recuperar a relevância das linhas fixas.

O número mais impressionante é a redução de 23% das linhas fixas ativas entre 2001 e 2006 numa queda relativamente contínua, mostrando a tendência de abandono do uso da linha fixa para o móvel ou para IM, VoIP ou e-mail.

Nesta tendência, em 2010 metade das linhas fixas de 2001 estariam fora de uso.

Outro ponto observado é que juntando os minutos falados dos fixos e dos móveis, nos últimos 5 anos houve uma redução de 15% do uso. Uma possibilidade é que o IM/VoIP/e-mail está ganhando espaço e/ou ainda seja reflexo do desligamento das linhas de acesso a Internet discada.

De qualquer maneira, o anúncio é de alto impacto. Algo como 100 milhões de linhas fixas e móveis da AT&T passarão a ligar sem custo, com certeza levando milhares de consumidores a trocarem as operadoras concorrentes para a monopolista AT&T.

Sem falar que o preço de mercado da ligação telefônica fica cada vez mais próximo do seu custo, que é muito próximo de zero.

Nenhum comentário: