02 janeiro 2007

QoS na Internet? Nunca!

Ou melhor, sempre! :-)

Na verdade, QoS, a sigla que representa qualidade de serviço (Quality of Service) sempre foi considerada a única maneira possível de implementar transporte seguro e de qualidade de comunicação em tempo real multimídia, como a nossa telefonia convencional.

Várias empresas tentaram desenvolver modelos de negócios para cobrar um premium pelo serviço de melhor qualidade, mas nestas últimas décadas nada conseguiu surgir.

A plataforma IMS, que está sendo definida pelas empresas de telefonia celular e fixa como o futuro das redes de comunicação multimídia implementa QoS nativamente, na esperança de que os usuários pagem mais pelo serviço onde a voz, imagem, etc. é priorizada.

Provavelmente vai falhar da mesma maneira como as outras iniciativas.

Brough Turner publicou um artigo muito interessante listando as principais referências sobre como o futuro reserva um mundo onde o serviço "Best Effort" é tudo o que todo mundo precisa para a grande maioria das aplicações da Internet, e que o QoS é atualmente necessário apenas nas redes de acesso a Internet, devido as ainda as relativas baixas velocidades do ADSL e do Cabo.

Com um acesso de 100Mbps, como já é possível adquirir na Coréia do Sul por preços razoáveis, quem precisará priorizar algum tráfego? HDTV mal chega a 30Mbps.

Nenhum comentário: