22 outubro 2005

Acesso, diretório e aplicações serão separados, as Teles não terão chance

Richard Stastny escreveu um artigo interessante especulando o que acontecerá com o serviço de comunicação nos próximos anos.

Os elementos que compõem hoje o negócio de comunicação por telefonia se compõem do acesso, o diretório e as aplicações, e as forças competitivas estão isolando estes elementos de acordo com as vantagens competitivas que cada elemento pode desenvolver.

O acesso por natureza é um serviço local, que exige especialização sobre a localidade.

Já o diretório e as aplicações não necessitam de amarração local, conseguindo o melhor ganho de escala através de atuação global.

O serviço de diretório e de aplicações estão em pleno processo de consolidação, como o artigo do Stastny está descrevendo.

Os principais players deste processo parecem ser o eBay/Skype, o Google, e a Yahoo. Observem que estes players estão desenvolvendo através de formas diferentes os conceitos de diretório e aplicação, mas a meta final é comum: facilitar a comunicação e intermediar negócios.

Neste processo, a voz (no caso VoIP) é apenas a base de suporte ao processo, e é por isso que os três tem disponibilizado este serviço sem custo.

Stastny conclui o artigo com uma provocação: se as Teles ficarão apenas com o negócio local de acesso, a maldição de trabalho do tipo chinês cairá sobre os empregados das mesmas. :-)

Nenhum comentário: