13 outubro 2005

Web 2.0 para CRM

Salesforce.com é uma das primeiras empresas a oferecer um serviço completo de CRM remoto pela Web. Em vez de você gastar tempo e recursos em preparar equipamentos e pessoal para montar sistemas de banco de dados e softwares de CRM você adquire uma assinatura de um serviço prestado pela Web usando apenas um browser.

Ainda é um conceito revolucionário por remover a posse das empresas das suas ferramentas de funcionamento e depender da acessibilidade pela Internet para que qualquer coisa possa acontecer na empresa, mas nos 6 anos de vida da empresa várias pequenas e médias empresas já implementaram este sistema.

Agora o CEO da Salesforce.com está implementando uma extensão desta idéia, a AppExchange.

A AppExchange criaria o conceito de mercado de aplicações por Web Services, algo como um eBay (aqui seria o MercadoLivre) de prestação de serviços remotamente para empresas.

Este sistema permitiria o desenvolvimento de todo um ecossistema de prestação de serviços virtuais onde desenvolvedores ao redor do mundo poderão resolver problemas para as empresas sem que as empresas tenham que necessáriamente comprar e instalar software.

Obviamente o processo de mudança será lento, mas é possível prever que o mercado de software em caixinhas não será mais o mesmo daqui para frente.

Nenhum comentário: