27 outubro 2005

Telefonia fixa no Brasil vai morrer?

Acabei de participar do congresso na Futurecom e a impressão que ficou foi esta mesmo.

Choradeira geral de que a taxa de retorno do negócio está a 7%aa enquanto o custo de capital está em 15%aa e que desta maneira não vão poder continuando a investir no negócio.

Também comentam que a receita de voz é de algo como 70% da receita total e que a competição provocada pelo celular e pelo VoIP está fazendo cair esta receita devido à disputa por preço e pelo abandono do uso da linha fixa.

O faturamento em negócios novos como ADSL (ou um futuro Triple Play) não conseguem recuperar a margem que está sendo perdida e a visão apresentada é que a ANATEL tem que mostrar um futuro para estas operadoras.

O exemplo europeu mostra que nem a ANATEL vai salvar a rentabilidade do negócio de telefonia fixa, e que as empresas terão que aprender reduzir seus custos em uma ordem de grandeza para poder continuar a existir.

O próprio ex-chairman da FCC americana comentou sobre este assunto e comentou que a oportunidade que se apresenta para as fixas agora é a popularização do ADSL para as classes de mais baixa renda e não mais considerar como um serviço de valor adicionado.

Pelo jeito a ANATEL está dizendo para a telefonia fixa se virar, o que é bom em pelo menos num sentido: a reinvenção destas empresas que terá que acontecer nos próximos anos poderá ser o maior instrumento de inclusão digital para a nossa sociedade.

Um comentário:

Wanderley disse...

MEU ENORME DESEJO É QUE MORRA MESMO, DE INANIÇÃO, DE FOME, DE SEDE, DE ASFIXIA, ETC. POIS CONSIDERO ESTAS OPERADORAS TODAS UMAS SANGUESSUGAS DE RECURSOS DA SOCIEDADE EM GERAL, SENÃO COMO EXPLICAR UMA REDUÇÃO PROMETIDA DE ATÉ 96% DO VOIP EM RELAÇÃO A TELEFONIA FIXA, OU SEJA ALGUEM ESTA ROUBANDO ALGUEM E ISTO É CRIME DE USURA E DILAPIDAÇÃO DE PATRIMONIOS. CONSIDERO AINDA ESTAS OPERADORAS UM BANDO DE EMPRESARIOS MARGINAIS PELO ROUBO DESCARADO COM A PERMISSÃO DO GOVERNO SEMPRE, DE DEIXAR OS CONSUMIDORES NAS MÃOS DESTES GATUNOS COM A IMPOSSIBILIDADE DE SE CONTROLAR A MEDIÇÃO DE PULSOS E DE AGORA POR DIANTE DE MINUTOS, VEJA SE ALGUM DELES QUEREM A INSTITUIÇÃO DE MEDIDORES DIGITAIS NOS APARELHOS DE CADA CONSUMIDOR. ISTO SÓ ME LEMBRA A DESFAÇATEZ COM QUE OS POLITICOS SOBEM NAS TRIBUNAS PARA EM PRANTOS, EM LAGRIMAS DIZER QUE SOMOS UNS DESALMADOS POR OBRIGA-LOS A NEM SE QUER PODER USURAR O DINHEIRO PUBLICO SEM TER QUE PASSAR POR ESTES VEXAMES DE DAR EXPLICAÇÕES TAMBEM PUBLICAS(vide RENAM e RORIZ - apenas os ultimos episodios é claro) LAMA, LAMA, LAMA, NA VIDA PUBLICA(politicos e afins) E NA PRIVADA (empresarios, capitalistas, investidores e etc) TODOS NA SANHA HOJE SEM LIMITES DE SE LOCUPLETAR COM AS BRECHAS DA LEI, DAS INDEFINIÇÕES, DA FALTA DE REGULAMENTAÇÕES, DA INGERENCIA E CONFLITO ENTRE OS PODERES DA REPUBLICA E TUDO O MAIS QUE POSSA DAR MARGEM A UM COCHILO QUALQUER E QUE PERMITA A MÃO SORRATEIRA OU SOBRE O ERARIO O SOBRE AS FINANÇAS DOS INDEFESOS CONSUMIDORES, QUE SOMOS TODOS NÓS. É LAMENTAVEL!!!! E INESCAPAVEL! VEJAM OS PROCONS E OS NOMES QUE MAIS APARECEM LÁ E ME DIGAM SE ESTOU ERRADO EM JULGAR ASSIM, TÃO NOBRES INVESTIDORES ESTRANGEIROS E TAMBEM NACIONAIS? QUE POR SUA CONDUTA ESTÃO SE LIXANDO PARA O QUE PENSAMOS OU SENTIMOS DESDE QUE PAGUEMOS A CONTA PODEMOS ACHAR QUALQUER COISA, PORQUE SE NÃO PAGARMOS ELES SIMPLESMENTE MANDAM CORTAR E PRONTO. É VOCE QUE PRECISA DELES, ELES NÃO PRECISAM DE VOCE, JÁ GANHAM ATÉ 96 POR CENTO ACIMA DE UM BOM LUCRO, PARA QUE SE PREOCUPAR. NA PROXIMA ENCARNAÇÃO QUERO SER RICO E DONO DE OPERADORA TELEFONICA NO BRASIL OU ENTÃO BANQUEIRO OU GRANDE POLITICO. AHHHHHHH, O CEU FINALMENTE!!!