31 outubro 2005

VoIP é ruim, telefonia fixa/móvel também é...

Richard Stastny novamente escreve um artigo crítico sobre a situação colocada pelo VoIP sobre a telefonia convencional.

Ele começa observando que será impossível regular a futura telefonia. A tecnologia vai permitir que qualquer obstáculo regulatório seja superado pelos próprios clientes. A competição pura deverá ser a regulação.

Uma crítica interessante é a de que o nível de robustez da telefonia fixa e móvel degradou bastante nas últimas décadas, onde as centrais telefônicas evoluíram para digital e CPAs com o custo menor mas também menos segura.

Enquanto isso, a telefonia VoIP só tem evoluído devido ao aumento da banda disponível na Internet e pelo desenvolvimento de codecs de áudio melhores que o A-Law usados na telefonia TDM.

Outro ponto discutido é a provável evolução da central local para algo como um ATA (ou devolução?), o que seria a melhor alternativa possível para barateamento dos custos das operadoras. Com isso os assinantes passariam para IP o mais cedo possível.

Entretanto ele conclui que o cliente pode ainda assim não aceitar este ATA por não permitir este cliente participar dos novos paradigmas de VoIP 2.0 (presença, IM, vídeo, mobilidade, etc).

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