05 abril 2007

Wideband móvel

Quando mudamos do telefone fixo para o móvel, aceitamos uma perda da qualidade do áudio em troca da mobilidade que o celular oferece.

A qualidade do áudio é pior devido a codificação usada para aumentar a capacidade de telefones em uso simultâneos da faixa de radiofreqüência reservada para a operadora.

Só que a tecnologia de codificação evoluiu muito, e a capacidade de processamento dos terminais está também aumentando, permitindo que com um pequeno aumento da banda de radiofreqüência seja possível melhorar bastante a qualidade do áudio, em especial através do aumento da faixa de freqüência do áudio capturado pelos terminais, tecnologia essa chamada de wideband.

Hoje, tanto o telefone fixo como o móvel utilizam um limitador no áudio obtido no seu microfone, permitindo que apenas o intervalo de 300Hz a 3.4kHz seja possível representar no áudio que sai no outro telefone.

Já tinha comentado neste artigo, mas com o wideband, podemos ir até quase 8KHz ou até mesmo 16KHz, permitindo que seja possível escutar nuances da voz que normalmente não escutamos nas ligações telefônicas. Esta é uma razão do porquê da qualidade do Skype ser tão boa, o Skype usa um codec wideband desde a primeira versão.

Agora, com a popularização dos telefones tipo PDA, e com a banda de 3G e Wi-Fi, já não existe impedimento técnico para o uso disseminado desta tecnologia, falta agora ter um padrão e uma força de mudança vinda das operadoras e/ou dos fabricantes de celular.

Um exemplo de testes por uma operadora foi uma demonstração da DoCoMo no Japão de um terminal tipo PDA com capacidade de wideband.

Nenhum comentário: