26 janeiro 2006

Lançado VideoFone da Grandstream


Enfim estamos chegando ao fim da era da telefonia PSTN (TDM). Para que uma onda de substituição de tecnologia pudesse acontecer seria necessário criar uma "killer application" que não poderia ser facilmente replicada na tecnologia anterior.

Nestes últimos anos estávamos em busca da "killer application" que faria esta mudança acontecer. Ela ainda não apareceu, mas a capacidade de vídeo nas nossas comunicações pode vir a ser esta promessa.

Uma das possíveis "killer application" pensadas nos últimos anos era o conceito de presença, evitando que as pessoas tentassem contatos enquanto as pessoas estavam indisponíveis. Este conceito apareceu na comunicação instantânea e foi integrada a voz inicialmente pelo Skype, e depois por outras empresas. Entretanto este não foi ainda um bom motivo para abandonar a telefonia convencional.

Outro conceito que apareceu foi o "codec wideband", oferecendo qualidade de rádio FM para a telefonia. Com isto seria possível distinguir o som da letra "f" e o som da letra "s", o que hoje não é possível pelo telefone convencional. Mas também não foi uma força que justificasse a mudança.

Agora tudo indica que vai ser diferente, teremos vídeo sem custo adicional nas nossas comunicações. O conceito de vídeo-conferência é antigo e existe como produto a algumas décadas mas nunca pegou, provavelmente pelos custos e pela dificuldade tecnológica (uso de ISDN BRI).

Agora poderemos compar telefones IP que embutem capacidade de vídeo. Continua sendo um telefone IP SIP, só que tem um botão que habilita a transmissão de vídeo para o outro lado.

O videofone anunciado no Internet Telephony Conference & Expo é o Grandstream GXV-3000, e o preço anunciado é de $295 dólares. Tom Keating conseguiu uma foto deste produto que está ao lado deste post.

Nenhum comentário: