Interessante como o marketing e a tecnologia caminham.
A plataforma IMS (IP Multimedia System) está a muitos anos sendo especificada pela 3GPP, a organização que especifica padrões para wireless.
Esta plataforma IMS não é bem vista por muitos, porque até agora não se descobriu um grande valor para os usuários que seja um diferencial, sendo mais uma maneira de utilizar a comoditização e o barateamento provocados pela VoIP, mas preservando o modelo de ambiente fechado das redes de voz atuais tentando preservar seus monopólios através de sobreposições de controles pesados em cima do SIP.
Só que a maior parte do valor que o IMS iria entregar aos usuários já está sendo oferecida pelas operadoras VoIP atuais, sejam baseadas em SIP ou proprietárias como o Skype.
Agora olha só o que os fornecedores tem inventado para salvar a cara: a primeira versão do IMS apareceu no 3GPP release 5, então criaram o termo IMS R4 para descrever o uso de softswitches SIP convencionais sobre a rede wireless, sem nada das gestões de QoS, controle de acesso, etc. especificados para o IMS.
Basicamente, fornecedores como a Ericson, Nokia e Huawei implementaram redes ditas IMS, usando especificações 3GPP R4 (pre-IMS), softswitches e aplicações SIP específicas para implementar Push-to-Talk,
Pelo jeito o IMS veio para ficar, basta definir IMS apropriadamente.
Um comentário:
Postar um comentário