02 abril 2007

Como será que a música será vendida daqui para a frente?

Não muito tempo atrás, mantínhamos uma coleção de bolachas de vinil dentro de sacos plásticos e acondicionadas em envelopes de papel cartão para poder ter momentos agradáveis sozinhos ou com os amigos aproveitando boas músicas. O pânico naquela época era os malditos riscos que produziam estalos insurportáveis quando manipulávamos os discos de maneira inadequada.

A quase uns 20 anos atrás, o CD se popularizou e, um aparelho menor e mais simples que a vitrola
trouxe o som digital puro para os nossos ouvidos. Escutar música nunca mais foi a mesma coisa.

Um monte de gente passou a gastar uma grana para reconstruir seus acervos de clássicos agora na mídia ótica, pois claramente o vinil se mostrava com os dias contados.

Só que nos últimos anos estamos vendo uma nova transição: estamos escutando nossas músicas em MP3 players, guardando músicas em pen-drives e nos discos rígidos no computador. A mídia ótica está deixando de ser atrativa, e estamos obtendo nossas músicas por trocas entre mídias, on-line e off-line.

Mark Cuban escreveu um artigo interessante comentando sobre isso, observando que a indústria terá que se reinventar rapidamente para sobreviver, pois a venda de CDs está com os dias contados.

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