30 abril 2007

Consolidação em andamento: Tim e Vivo com mesmo dono

A Telefónica adquiriu o controle da Telecom Itália por $4bi botando fim nas especulações de quem seria o novo dono dos negócios da Telecom Itália e, portanto, da Tim: a AT&T/TelMex desistiu/perdeu.

Agora fica a dúvida sobre o que vai acontecer aqui no Brasil. É um pepino para a ANATEL: a Tim e a Vivo são exatamente as maiores operadoras.

27 abril 2007

IMS R4, o IMS que é apenas SIP

Interessante como o marketing e a tecnologia caminham.

A plataforma IMS (IP Multimedia System) está a muitos anos sendo especificada pela 3GPP, a organização que especifica padrões para wireless.

Esta plataforma IMS não é bem vista por muitos, porque até agora não se descobriu um grande valor para os usuários que seja um diferencial, sendo mais uma maneira de utilizar a comoditização e o barateamento provocados pela VoIP, mas preservando o modelo de ambiente fechado das redes de voz atuais tentando preservar seus monopólios através de sobreposições de controles pesados em cima do SIP.

Só que a maior parte do valor que o IMS iria entregar aos usuários já está sendo oferecida pelas operadoras VoIP atuais, sejam baseadas em SIP ou proprietárias como o Skype.

Agora olha só o que os fornecedores tem inventado para salvar a cara: a primeira versão do IMS apareceu no 3GPP release 5, então criaram o termo IMS R4 para descrever o uso de softswitches SIP convencionais sobre a rede wireless, sem nada das gestões de QoS, controle de acesso, etc. especificados para o IMS.

Basicamente, fornecedores como a Ericson, Nokia e Huawei implementaram redes ditas IMS, usando especificações 3GPP R4 (pre-IMS), softswitches e aplicações SIP específicas para implementar Push-to-Talk,

Pelo jeito o IMS veio para ficar, basta definir IMS apropriadamente.

24 abril 2007

Time Warner Cable permite seus clientes instalarem roteadores Wi-Fi Fon

Time Warner Cable nos EUA fechou um acordo com a Fon para permitir que os clientes de banda larga deles possam compartilhar o acesso a rede para outras pessoas através do serviço Wi-Fi da Fon.

A Fon, apesar de ser uma organização privada, foi criada para implementar um mecanismo de compartilhamento de acessibilidade Wi-Fi aberta para quem pertence a rede.

Para pertencer a rede é necessário adquirir um roteador Wi-Fi LinkSys especificamente modificado por eles para que permita um acesso controlado a todos os equipamentos que pertençam a rede.

O interessante deste acordo é que com a legitimidade de uma operadora a cabo os usuários se sentirão estimulados a entrarem na Fon e ganharem os benefícios de acessar a Internet de graça em qualquer lugar do mundo onde um roteador Fon for encontrado.

Com isso surge uma alternativa legítima às iniciativas de cobertura de cidades por Wi-Fi com investimento público ou de organizações privadas (como a Vex): a do investimento privado comunitário.

16 abril 2007

Consolidação das Operadoras no Brasil

Dave Burstein comenta em sua newsletter:
Ed Whitacre is the most powerful man on the Internet, despite being unknown outside the industry. AT&T has the largest international backbone and the dominant position in the United States. Ed made over $100M from his options at AT&T in 2006. Profits went up, dividends and buybacks even more so, and the stock price recovered about a third of its previous losses. The comeback was fueled by price increases made possible by buying out the competition and politicians, while cutting capital spending in half, to a remarkable 30% less than depreciation.
Ou seja, AT&T está tentando descobrir como tirar dinheiro o mais rápido possível do virtual monopólio montado com a reunificação da empresa.
Ed’s old partner, Carlos Slim of Telmex wants to dominate wireless in Brazil, so Ed Whitacre is buying a piece of Telecom Italia and bearding the Mexican, as well as supplying half the cash. Slim of Telmex has a $10B side interest in this deal: that’s what he’s separately offering for TIM Brazil, per Christopher King of Stifel. TIM Brazil is the #2 wireless carrier with high profit margins. Slim and Whitacre would control a $30B+ company by paying $3.4B for 66% of Olimpia/Olivetti, which in turn owns 18% of Telecom Italia. A very slim price to influence the sale of Brazilian assets,
Numa ação relativamente coordenada, este processo tende a se estender sobre toda a América Latina através da compra das empresas de telecomunicações e a montagem de monopólios privados cada vez mais fortes.
Slim brought Big Ed early to Telmex, and SBC’s investment has gone up ten-fold. Ed returned the favor in 2001 by overpaying $100M buying Prodigy deal from board member Slim. Om Malik calls them the “Tango and Cash” of telecom. Their business strategies have been similar for the last few years. Cut investment, keep prices high, and support generously friendly politicians to avoid competition. SBC’s typical capex has been 30% less than depreciation. Their likely moves will be to fire tens of thousands at Telecom Italia, while resisting Gentiloni’s demand for investing in broadband for all Italians. Italian politicians who go along can expect generous awards, such as the cool million SBC dropped on Illinois Congressman Bobby Rush.
Portanto a Telmex (controladora da Embratel, Claro e parte da NET) esta buscando o mesmo processo que aconteceu nos EUA: a unificação em uma grande e poderosa empresa de comunicações, tipo a AT&T.

Entretanto no mercado brasileiro ainda sobrevive alguns elementos competitivos: a vontade da Telefónica de brigar pelo seu espaço, e a visão nacionalista de criar uma poderosa empresa nacional (visão do nosso ministro Hélio Costa) para poder competir com estas forças.

Para isso, ou por causa disso, poderosas forças políticas estão brigando para minar a estrutura competitiva montada no processo de privatização e permitir o agrupamento das empresas de telefonia e de TV a cabo sem limites.

Todas as empresas de telefonia do Brasil já estão fazendo seu dever de casa para recuperar a rentabilidade e interromper todos os processos de investimento, sinal de que estão todos se posicionando para a "consolidação" do mercado.

Considerando que a ANATEL mal consegue manter um ambiente competitivo nas condições de hoje, já dá para prever o que vai acontecer quando a tal da "consolidação" chegar.

10 abril 2007

Como fazer uma rede mesh simples entre apartamentos?


Até agora, para formar uma rede mesh Wi-Fi era necessário adquirir equipamentos caros e avançados da Tropos, BelAir, etc, para a montagem de redes municipais de uso público.

Agora uma startup americana chamada Meraki desenvolveu um pequeno rodeador doméstico de $50 dólares chamado Meraki Mini que, de forma muito trivial e gastando apenas uma tomada a cada 3 a 4 apartamentos, permite a distribuição de acesso broadband por Wi-Fi para todo um condomínio.

O negócio é tão bacana que instituições sem fins lucrativos como a Netequality está usando esta tecnologia para implementar inclusão digital em comunidades de baixa renda nos EUA.

O único problema é que como usa freqüências não regulada, já existe gente prevendo conflitos entre iniciativas de cobertura Wi-Fi municipais e iniciativas comunitárias locais disputando a banda de freqüência.

Obs: Locais onde encontrar o Meraki aqui no Brasil: WNI do Brasil.

Penetração do broadband no mundo


Artigo interessante no GigaOM expõe como está o crescimento da planta de broadband.

Informações interessantes:
  • Em 2006, 67 milhões passaram a ter broadband, totalizando 281 milhões de usuários ativos;
  • DSL é a tecnologia usada por 2/3 dos acessos;
  • FTTH chegou a 10% .

05 abril 2007

Wideband móvel

Quando mudamos do telefone fixo para o móvel, aceitamos uma perda da qualidade do áudio em troca da mobilidade que o celular oferece.

A qualidade do áudio é pior devido a codificação usada para aumentar a capacidade de telefones em uso simultâneos da faixa de radiofreqüência reservada para a operadora.

Só que a tecnologia de codificação evoluiu muito, e a capacidade de processamento dos terminais está também aumentando, permitindo que com um pequeno aumento da banda de radiofreqüência seja possível melhorar bastante a qualidade do áudio, em especial através do aumento da faixa de freqüência do áudio capturado pelos terminais, tecnologia essa chamada de wideband.

Hoje, tanto o telefone fixo como o móvel utilizam um limitador no áudio obtido no seu microfone, permitindo que apenas o intervalo de 300Hz a 3.4kHz seja possível representar no áudio que sai no outro telefone.

Já tinha comentado neste artigo, mas com o wideband, podemos ir até quase 8KHz ou até mesmo 16KHz, permitindo que seja possível escutar nuances da voz que normalmente não escutamos nas ligações telefônicas. Esta é uma razão do porquê da qualidade do Skype ser tão boa, o Skype usa um codec wideband desde a primeira versão.

Agora, com a popularização dos telefones tipo PDA, e com a banda de 3G e Wi-Fi, já não existe impedimento técnico para o uso disseminado desta tecnologia, falta agora ter um padrão e uma força de mudança vinda das operadoras e/ou dos fabricantes de celular.

Um exemplo de testes por uma operadora foi uma demonstração da DoCoMo no Japão de um terminal tipo PDA com capacidade de wideband.

02 abril 2007

Como será que a música será vendida daqui para a frente?

Não muito tempo atrás, mantínhamos uma coleção de bolachas de vinil dentro de sacos plásticos e acondicionadas em envelopes de papel cartão para poder ter momentos agradáveis sozinhos ou com os amigos aproveitando boas músicas. O pânico naquela época era os malditos riscos que produziam estalos insurportáveis quando manipulávamos os discos de maneira inadequada.

A quase uns 20 anos atrás, o CD se popularizou e, um aparelho menor e mais simples que a vitrola
trouxe o som digital puro para os nossos ouvidos. Escutar música nunca mais foi a mesma coisa.

Um monte de gente passou a gastar uma grana para reconstruir seus acervos de clássicos agora na mídia ótica, pois claramente o vinil se mostrava com os dias contados.

Só que nos últimos anos estamos vendo uma nova transição: estamos escutando nossas músicas em MP3 players, guardando músicas em pen-drives e nos discos rígidos no computador. A mídia ótica está deixando de ser atrativa, e estamos obtendo nossas músicas por trocas entre mídias, on-line e off-line.

Mark Cuban escreveu um artigo interessante comentando sobre isso, observando que a indústria terá que se reinventar rapidamente para sobreviver, pois a venda de CDs está com os dias contados.