03 fevereiro 2006

BrasilTelecom demite 12% do seu quadro

Acabou de sair a notícia de que a BrasilTelecom está demitindo 800 pessoas (12%) do seu quadro de pessoal.

A razão apresentada é a esperada, ou seja, competição de empresas que oferecem VoIP para longa distância e principalmente substituição da linha fixa pelo celular.

A notícia da Folha tenta compensar passando um quadro positivo, comentando sobre a expansão do serviço de banda larga, da sua operação de celular e de sua prestadora de serviços VoIP. Entretanto todos estes serviços estão com competição forte, e apenas o serviço de banda larga deve ter alguma rentabilidade.

Entretanto mesmo neste mercado, a competição da Virtua já está fazendo estragos na sua base de clientes (papai mandou dizer que agora temos Virtua com MegaFlash :-) ), exigindo que a BrasilTelecom faça novos investimentos para ADSL2+, VDSL, ou até mesmo FTTC/FTTH (fibra) neste ano para poder oferecer conectividade diferenciada de maior rentabilidade, e novos investimentos em expansão da planta ADSL para ganhar maior escala, mas com menor retorno.

Resta saber se os investimentos de conectividade serão feitos, ou se as operadoras vão continuar batento na tecla que o celular e o VoIP competem injustamente e que a Anatel tem que fazer alguma coisa. Se as operadoras não fizerem este investimento, a sociedade vai acabar descobrindo um outro meio.

Nenhum comentário: