20 fevereiro 2006

Chat do GTalk de dentro do GMail

Conforme já tinha noticiado algumas semanas atrás, a Google disponibilizou para quem configurar a interface do GMail em Inglês a habilidade de acompanhar a presença e conversar com seus contatos do GTalk diretamente da Web, sem usar nenhum software de Instant Messaging.

A experiência do uso da interface é boa, mas não é exatamente apropriado para o uso em comunicação instantânea. Entretanto é muito útil no sentido que não há necessidade de nenhum software para ficar disponível para conversas instantâneas e que é possível guardar todas as conversas como se fossem e-mails, permitindo buscas conjuntas de e-mail e chat.

Está ficando claro que o chat, e-mail e possivelmente voz caminharão para a integração total, e que a escolha entre o chat, o e-mail ou chamada de voz será transparente e irá depender dos interesses das partes e suas disponibilidades. A tecnologia para este transporte sobre IP (SMTP, ICQ, Jabber, SIP, etc) tenderá a ser unificada e estará a reboque desta exigência de experiência de uso unificada.

Nenhum comentário: