Martin Geddes comenta em seu blog sobre o futuro das relações de comércio. A idéia é que as relações tenderão a ser cada vez mais humanas, complementando as atividades básicas do negócio.
Historicamente as relações comerciais ocorriam no "Mercado", um espaço de socialização onde compradores e vendedores se encontravam e desenvolviam relações humanas saudáveis.
A revolução industrial massificou o processo, e as empresas passaram a ser o principal agente do "Mercado", mas agora praticamente sem espaço físico e sem face humana. O telefone foi um dos facilitadores mais importante para este modo de relação.
Agora com o poder de comunicação da Internet este processo pode mudar, pois os consumidores estão exigindo transparência da relação, e esperando a experiência humana do antigo "Mercado", mesmo que seja sobre a Internet.
Os Blogs são um exemplo claro desta transição. Muitos Blogs hoje são escritos por funcionários de empresas para cumprir a função da relação humana da empresa. Ou seja, os clientes conseguem ver um ser humano (uma face) no outro lado da relação comercial.
Martin apresenta outros exemplos interessantes desta transição para as novas formas de relacionamento do "Mercado". Ele inicia apresentando a "Zopa", que é uma empresa de intermediação de empréstimo de dinheiro, onde seu criador comenta as vantagens de permitir que quem pega emprestado possa enviar mensagens para quem emprestou, e a valorização da relação humana mesmo que seja pelo telefone.
E aí, começa uma futurologia interessante: Martin sugere que em dez anos se o seu banco não estiver na lista de contatos do seu software de Instant Messaging vai provavelmente estar em dificuldades.
Outra idéia interessante é substituir a mensagem dos Call Centers: "Neste instante todos o nossos atendentes estão ocupados, aguarde um instante pois sua ligação é importante para nós." por outra como "Neste instante nossos atendentes estão ocupados. Acesse fone.empresa.com.br para assistir a WebCam do Call Center e acompanhar sua posição na fila."
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