15 dezembro 2005

Voz como adicional no negócio de portal do Yahoo

A Yahoo está anunciando chamadas telefônicas nos EUA a 1 centavo de dolar por minuto, criando um novo patamar para as operadoras de telefonia IP.

Isto mostra que o negócio de ligação de telefone PC para telefone nos EUA está caminhando para uma gerra de preço violenta, a chamada "race to the bottom".

Qual o impacto desta corrida para o zero?

Alec Saunders escreveu em seu blog um artigo avaliando o impacto sobre os negócios e anuncia já que o vencedor provavelmente será os portais Web, que subsistem de propaganda em seus portais e podem oferecer a voz como algo mais em suas aplicações.

É uma situação semelhante à da eBay/Skype, que vê o serviço de voz Skype como facilitador da negociação do eBay.

Alec comenta também que os provedores de aplicação serão também vencedores, pois terão incentivo para apresentar soluções inovadoras de comunicação que estão se tornando viáveis apenas com o custo de ligação caminhando para o zero.

Os grandes perdedores são as operadoras, que estão observando quedas acentuadas nas ligações de longa distância e também no número de linhas telefônicas ativas.

As operadoras de telefonia pura IP também estão caminhando para um beco sem saída, pois estratégia de menor preço para produto indiferenciado é de margem minúscula, e se for oferecida como suporte a outros negócios pode acabar sendo até de margem negativa.

Nenhum comentário: