Current Communications Group e TXU Electric Delivery oferecerão BPL (broadband over power line) para dois milhões de clientes no Texas até o fim de 2006 em mercados como Dallas e Ft. Worth.
Um dos problemas mais complicados no BPL é como retirar o sinal broadband das linhas de alta tensão e transferir para o assinante, pois o transformador normalmente filtra o sinal. Current/TXU deve usar um equipamento em paralelo ao transformador para transferir o sinal para as linhas de baixa tensão e permitir o uso de um pequeno adaptador na casa do assinante para o acesso à Internet.
Um ponto interessante neste serviço a ser oferecido é que permitirá o acompanhamento em tempo real da distribuição de energia na planta de distribuição, com previsão mais tarde de implementação de medição de consumo remoto e desligamento/religamento remoto de energia.
Aqui no Brasil os testes de uso desta tecnologia tem relatado dificuldades por causa da qualidade de nossa rede de distribuição de energia. Para o uso de broadband, investimentos seriam necessários em atualização dos equipamentos nas subestações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário