05 dezembro 2005

As aplicações Web 2.0 ainda não possuem modelos de negócio viáveis

Dion Hinchcliffe discute em seu blog Web 2.0 a dificuldade de monetizar as aplicações que estão sendo desenvolvidas e sendo disponibilizadas na Internet.

Ele apresenta as três alternativas que estão em uso hoje em dia:
  • Propaganda: é o modelo que a Google está usando para oferecer as aplicações de busca e de e-mail hoje em dia. A Microsoft também está se posicionando para trabalhar neste modelo com o live.com, e possivelmente não haverá muitas oportunidades para empresas menores;
  • Assinaturas: usando suas variantes fixo, variável e fixo + variável, este modelo está sendo usado por diversas aplicações Web 2.0 que desejam monetizar suas empreitadas;
  • Comissões por transação: usado pelos sites de leilão, como o mercadolivre.com.br.
Estes três modelos são os que estão presentes hoje, mas Dion comenta que outros modelos deverão se desenvolver no futuro.

Esta discussão é muito interessante também para a área de telefonia, pois claramente se observa que voz será uma aplicação acessória (Voice 2.0) dentro das comunidades desenvolvidas dentro das aplicações fim que estão sendo desenvolvidas na Web 2.0 (lembram da compra da Skype pelo eBay?).

Nenhum comentário: