23 maio 2005

VoIP tem futuro?

Até agora as operadoras de VoIP entraram no negócio apenas pela arbitragem entre o preço da longa distância das operadoras de telefonia convencionais e a eficiência comoditizada da transferência sobre IP.

Atacar a margem do concorrente é a melhor estratégia? E em longo prazo quando o concorrente baixar seus preços?

Usar ATAs e Telefones IPs com cara de telefone fixo é o anacronismo gerado por este modelo de competição. É tentar fazer a telefonia do século passado continuar a viver como um morto-vivo.

Os adolecentes de hoje já sabem qual vai ser o futuro. Na área de tecnologia é assim, os adolecentes são os visionários, aprenda com eles...

Observem como eles se comunicam para fazer os trabalhos escolares ou agendam compromissos...

Presença, chat, short-message, transporte de arquivos, imagem, são as novas premissas da comunicação, não aquela voz de fundo de poço que usamos nos nossos telefones após discar quase uma dezena de dígitos que já desistimos de decorar (você lembra os números da agenda do seu celular?).

A geração que logo entrará na vida adulta e começará a trabalhar vai trazer um conceito novo e interessante, vão usar o computador sobre sua mesa como o novo telefone como já fazem hoje.

Ou talvez o telefone celular acabe virando um computador, ou ainda algo que ainda não foi inventado?

O negócio vai deixar de ser VoIP, vai ser muito mais que voz...

Nenhum comentário: