03 maio 2005

Outras diferenciações sobre VoIP

As grandes empresas de software já estão entendendo melhor o VoIP. VoIP é apenas tecnologia e o que vai fazer a diferença é o que a solução que contém o VoIP pode fazer.

O que é a comunicação digital? Os elementos relevantes são:
  • presença,
  • colaboração,
  • conferência de vídeo, áudio e texto e
  • compartilhamento de conteúdo (Web, Flash, planilhas, apresentações, etc).
A sorte está lançada, todos os players estão montando soluções fechadas para este futuro, onde o telefone será abandonado. Quanto a massa crítica aparecer, e as pessoas começarem a colocar a identificação na rede fechada de um dos players nos seus cartões de visita, não vai ter mais volta.

Hoje o Skype parece estar na frente, pois já está ficanto comum o uso do ID do Skype nas assinaturas de e-mail. Algum tempo atrás era o ICQ e o MSN, lembram?

Agora a Macromedia está lançando o Breeze 5 e a Microsoft o Office Communicator. Os dois com facilidades tentando atender os ítens acima, se diferenciando no compartilhamento de conteúdo. Provavelmente a Microsoft terá a maior chance em conseguir a massa crítica no futuro por causa da base instalada de Windows, mas nada ainda é garantido.

O Skype mostrou que interfaces simples, intuitivas, sem configuração (just works, como o site diz) e fácil de instalar podem ser a inovação mais relevante que a tecnologia de VoIP.

Nenhum comentário: