Depois de um período onde as operadoras VoIP nos EUA conseguiram implementar seus negócios e oferecer uma inovação para os seus clientes, os lobbies estão atuando fortemente para tentar inviabilizar o futuro desta tecnologia.
As grandes questões desta tecnologia para os americanos são o serviço de emergência 911, a interceptação legal CALEA (grampo autorizado) e a numeração dos telefones (planos de discagem).
A bola da vez agora é o serviço 911, que está sendo pressionado sobre as operadoras VoIP devido a uma ocorrência com um pai que não conseguiu ligar para o 911 por estar usando o serviço Vonage para chamar ajuda para um problema com a filha, e esta criança acabou morrendo antes da chegada da ajuda.
Era a desculpa para os lobbistas pressionarem o FCC e imporem normas que inviabilizem o negócio.
A situação curiosa é que, como no Brasil, as determinações do FCC não regulam a tecnologia, mas sim o serviço oferecido pelas operadoras. Se isto é verdade, porque esta pressão para o FCC definir novas regras?
Esta pressão sobre o FCC com certeza tem como origem o fato que estas novas operadoras estão realmente afetando os negócios das antigas operadoras. Será que logo veremos o mesmo tipo de briga na ANATEL aqui no Brasil?
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