06 maio 2005

Skype contra Vonage

Agora que o Skype possui o SkypeIn, SkypeOut e Voice Mail, o serviço Skype passa a ser um concorrente direto das operadoras de telefonia baseado em IP.

Vonage é a maior operadora de telefonia IP nos EUA, com 600 mil linhas de assinantes, que pagam uma mensalidade em torno de $25 dólares para 500 minutos livres de telefonia. O Skype possui 35 milhões de usuários registrados, que na maioria não pagam nada para o Skype, em torno de 1,5 milhões já pagaram por créditos no SkypeOut para gerar chamadas na rede de telefonia convencional. (defesa do ponto de vista do modelo de assinatura)

Os modelos de tarifação são diferentes, sendo que a Vonage usa um modelo mais da preferência do americano (all you can eat). Os custos de operação dos dois serviços são relativamente semelhantes para as operadoras, entretanto a Vonage estã levantando capital para investimentos em marketing para aumentar sua base instalada, ao contrário do Skype que tem se difundido apenas de boca em boca.

A competição será mais forte daqui para frente, e pelos números absolutos parece que o Skype está levando a vantagem contra o Vonage, mas ainda é cedo para a conclusão.

Aqui no Brasil as operadoras de telefonia IP estão seguindo mais o modelo Skype, medido pelo uso, com assinatura de baixo custo ou inexistente.

Nenhum comentário: