A comoditização das comunicações está transformando a cadeia de valor dos produtos e serviços de comunicação.
Considerando que as operadoras estão tendo que se tornar mais eficientes devido a competição, os próprios fornecedores acabam entrando em dificuldades e não conseguem mais ganhar parte dos premios que vinham dos monopólios de comunicação.
Esta crise dos fornecedores de equipamentos de comunicação está gerando vítimas, e obrigando os mesmos a se posicionarem melhor para poder sobreviver. Este é o caso da fusão anunciada da Alcatel e Lucent.
Estas duas empresas contém carteiras de produtos expressivas mas bastante complementares. A Lucent é mais forte em telefonia fixa, a Alcatel mais forte em inovações óticas e ADSL. Entretanto todas estas tecnologias estão comoditizadas e estas empresas estão com dificuldade para competir nestes mercados.
Segundo Om Malik, a estratégia parece ser a montagem de uma carteira de produtos muito expressiva, tentando posicionar as empresas em fornecimento integrado de soluções fixas, móveis, TV, conectividade, etc. para a venda por exemplo de plataformas IMS para as operadoras.
Resta saber se apostar em produtos de alto valor agregado para operadoras é uma estratégia vencedora, pois as próprias operadoras já tem os seus problemas e estão sendo comoditizadas na cadeia de valor das comunicações.
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