17 abril 2006

ABC fornecerá conteúdo diretamente na Internet aos usuários

Interessante o processo de mudança que está acontecendo no momento que o vídeo virou a bola da vez na distribuição de conteúdo na Internet.

Textos, e-mails e até livros acabaram sendo intermediados pelos portais da Google, Yahoo e Amazon.

As músicas (MP3 e WMA) passaram por um processo conturbado através do Napster, Kazaa, e afins, até caminhar para o processo legalizado do iTunes da Apple e seu iPod. A intermediação acabou sendo feita pela Apple entre as gravadoras e o usuário final.

Para o vídeo, vários portas se posicionaram para a intermediação do conteúdo das grandes geradoras de conteúdo para televisão. Veja por exemplo o mecanismo de comércio de vídeo do Google: http://video.google.com

Mas parece que não vai acontecer desta maneira, pois a rede de televisão ABC (propriedade da Disney: "Alias", "Lost", etc..) está desenvolvendo um mecanismo diferente. Está disponibilizando conteúdo diretamente na Internet a partir do seu portal.

Robert Young comenta no blog do Om Malik que a ABC está desintermediando suas afiliadas locais e também os próprios portais da Internet, e poderá mostrar que no final de contas que quem tem o conteúdo é que vence.

Nenhum comentário: