02 março 2006

Redução de 10% do uso dos telefones fixos no Brasil em 2005

O site Teleco está apresentando alguns relatórios interessantes sobre as mudanças que estão ocorrendo na utilização da planta de telefonia fixa.

A observação principal que o site Teleco faz é a redução dos pulsos e minutos de uso da rede de telefonia fixa. No caso da Telefonica, em 2005 caiu 5% dos pulsos de chamadas locais e de 11% nos minutos de chamadas de longa distância e de telefones celulares. Já a BrasilTelecom teve uma queda de 14% nos pulsos de chamadas locais e 18% em longa distância nacional e de 2% em chamadas para celulares.

O artigo observa que duas são as principais razões desta mudança: a redução do uso da Internet discada devido ao crescimento da banda larga e a migração para o uso do celular.

Outro dado interessante em outro artigo da Teleco é o tamanho da base de assinantes da BrasilTelecom: 9,50 milhões de telefones fixos em operação no final de 2004 e 9,56 milhões de telefones no final de 2005. Ou seja, um aumento de 0,6% na base de assinantes.

No primeiro artigo apresenta também que a BrasilTelecom obtém 25% de sua receita da assinatura básica e 22% do tempo de uso das chamadas telefônicas. Na Telefônica a relação é de 27% e 30%. Ambas conseguiram aumentar algo como 14% nas receitas da assinatura básica via aumento autorizado pela Anatel.

A conclusão que se chega é que as empresas de telefonia fixa estão mantendo o preço da chamada telefônica competitiva com as novas tecnologias (celular e VoIP) e tentando obter a máxima rentabilidade do monopólio virtual do "acesso" que herdaram das antigas estatais via assinatura básica enquanto podem.

Entretanto isto tem um limite e os usuários tentarão achar alternativas. O número de assinantes está estabilizado mas tenderá a cair nos próximos anos, pois os usuários de telefonia no Brasil ainda não estão abandonando totalmente a linha fixa, provavelmente devido à imagem antiga que se tinha de que uma linha telefônica era um bem de valor. Nos EUA e na Europa, reduções de 5% a 10% por ano no número de assinantes já são comuns.

O que acabará acontecendo quando você começar a perceber que está pagando mais pela assinatura que as chamadas telefônicas? No meu caso já faz algum tempo que não tenho consumido os 100 pulsos de franquia... :-)

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