31 março 2006

Convergência significa um dispositivo apenas para todas as comunicações?

Dean Bubley comenta que esta visão de um dispositivo apenas para ser usado para todas as aplicações como voz, dados, video, etc não deve ser considerado como o objetivo final da convergência.

O processo de convergência que está acontecendo é um processo de comoditização das interfaces de acesso e transporte de dados, onde a rede acaba sendo incapaz de controlar qual dispositivo é usado para o acesso e qual serviço está sendo usado.

Dean comenta que funcionalidade de celular básica de chamadas existem pessoas com mais de um celular, ou porque desejam separar a vida privada da empresa, ou até porque desejam separar identidades pessoais entre diferentes grupos sociais. Com o e-mail isto acontece bastante: Quantas pessoas possuem mais de um endereço de e-mail?

Da mesma forma existem pessoas que usam dispositivos de diferentes características em ambientes diferentes, como um celular com teclado e capacidade de e-mail para uso profissional e outro celular pequeno e chamativo para eventos sociais. É o que é comum fazer com os relógios de pulso, por exemplo.


A conclusão é que o conceito de um dispositivo que faça tudo e que represente uma identidade única para a rede provavelmente não será uma estratégia vencedora para fabricantes e operadoras.

Nenhum comentário: