A Yahoo lançou sua última novidade, o beta do Yahoo Messenger.
Conforme as primeiros reports sobre o software, a novidade é voz sobre IP baseado em SIP e com codecs wideband, o que o faz um competidor direto do Skype.
Outros diferenciais é o voicemail que é gratuito, e o Skype cobra por isso, e o compartilhamento de gráficos e transferencias de arquivos.
Ainda assim vai ser difícil competir, o Yahoo vai ter ainda que apresentar um diferencial muito significativo para combater a popularidade que o Skype já tem.
Opinião sobre a área de tecnologia, de comunicações digitais, empreendedorismo, motivação, fotografia, e qualquer outro assunto da hora...
18 maio 2005
16 maio 2005
Skype tem uma estratégia!
Ao longo dos últimos anos, Skype tem criado um ecossistema de parceiros passando por toda a cadeia de valor:
Nenhuma outra empresa de VoIP se posiciona desta maneira, será que alguém vai conseguir competir com ela quando o Skype virar a base da comunicação corporativa?
- dispositivos (Motorola, Plantronics, RTX Telecom, Buffalo, i-mate),
- conectividade de usuário (Broadreach),
- conectividade IP por atacado e interconexão com a telefonia pública(Colt, iBasis, Level3, Teleglobe, Cable & Wireless, B3G Telecom),
- portais(tom.com),
- serviços de pagamentos (Moneybookers),
- co-branding (Hutchison),
- sistemas operacioais (Xandros),
- desenvolvedores VAR através da API, que abre o Skype para diversos usos particulares.
Nenhuma outra empresa de VoIP se posiciona desta maneira, será que alguém vai conseguir competir com ela quando o Skype virar a base da comunicação corporativa?
14 maio 2005
Operadoras VoIP nos EUA podem ser inviáveis no futuro
Depois de um período onde as operadoras VoIP nos EUA conseguiram implementar seus negócios e oferecer uma inovação para os seus clientes, os lobbies estão atuando fortemente para tentar inviabilizar o futuro desta tecnologia.
As grandes questões desta tecnologia para os americanos são o serviço de emergência 911, a interceptação legal CALEA (grampo autorizado) e a numeração dos telefones (planos de discagem).
A bola da vez agora é o serviço 911, que está sendo pressionado sobre as operadoras VoIP devido a uma ocorrência com um pai que não conseguiu ligar para o 911 por estar usando o serviço Vonage para chamar ajuda para um problema com a filha, e esta criança acabou morrendo antes da chegada da ajuda.
Era a desculpa para os lobbistas pressionarem o FCC e imporem normas que inviabilizem o negócio.
A situação curiosa é que, como no Brasil, as determinações do FCC não regulam a tecnologia, mas sim o serviço oferecido pelas operadoras. Se isto é verdade, porque esta pressão para o FCC definir novas regras?
Esta pressão sobre o FCC com certeza tem como origem o fato que estas novas operadoras estão realmente afetando os negócios das antigas operadoras. Será que logo veremos o mesmo tipo de briga na ANATEL aqui no Brasil?
As grandes questões desta tecnologia para os americanos são o serviço de emergência 911, a interceptação legal CALEA (grampo autorizado) e a numeração dos telefones (planos de discagem).
A bola da vez agora é o serviço 911, que está sendo pressionado sobre as operadoras VoIP devido a uma ocorrência com um pai que não conseguiu ligar para o 911 por estar usando o serviço Vonage para chamar ajuda para um problema com a filha, e esta criança acabou morrendo antes da chegada da ajuda.
Era a desculpa para os lobbistas pressionarem o FCC e imporem normas que inviabilizem o negócio.
A situação curiosa é que, como no Brasil, as determinações do FCC não regulam a tecnologia, mas sim o serviço oferecido pelas operadoras. Se isto é verdade, porque esta pressão para o FCC definir novas regras?
Esta pressão sobre o FCC com certeza tem como origem o fato que estas novas operadoras estão realmente afetando os negócios das antigas operadoras. Será que logo veremos o mesmo tipo de briga na ANATEL aqui no Brasil?
09 maio 2005
Triple Play esquentando nos EUA
Em termos de acesso a Internet de alta velocidade os EUA estavam atrás de vários países asiáticos como a Coréia do Sul e da Europa como a Suécia.
Mas as coisas estão mudando, algumas empresas estão apostando em tecnologias de alta velocidade e preparando suas redes para um futuro onde o usuário terá vários megabits de banda.
O grande objetivo dos provedores de acesso é oferecer o falado "Triple Play", onde a banda será usada para oferecer o serviço de televisão de alta definição, chamadas telefônicas e acesso de dados integrada num pacote.
Duas das empresas que estão nesta empreitada são a Verizon e a Cablevison. A Verizon, que tinha basicamente ADSL como acesso, começou uma grande empreitada de levar fibra diretamente para a casa do cliente com o serviço chamado Fios (5mb down, 2mb up por $35 dólares no pacote que inclui voz).
Ao mesmo tempo, a Verizon começou a montar parcerias para conseguir conteúdo para oferecer o serviço de vídeo.
Agora, a Cablevision está se posicionando de forma agressiva neste mercado usando sua rede de TV a cabo, onde o casamento audio, video e dados está mais adiantado pelo fato do conteúdo de vídeo já ser do seu negócio.
Mas as coisas estão mudando, algumas empresas estão apostando em tecnologias de alta velocidade e preparando suas redes para um futuro onde o usuário terá vários megabits de banda.
O grande objetivo dos provedores de acesso é oferecer o falado "Triple Play", onde a banda será usada para oferecer o serviço de televisão de alta definição, chamadas telefônicas e acesso de dados integrada num pacote.
Duas das empresas que estão nesta empreitada são a Verizon e a Cablevison. A Verizon, que tinha basicamente ADSL como acesso, começou uma grande empreitada de levar fibra diretamente para a casa do cliente com o serviço chamado Fios (5mb down, 2mb up por $35 dólares no pacote que inclui voz).
Ao mesmo tempo, a Verizon começou a montar parcerias para conseguir conteúdo para oferecer o serviço de vídeo.
Agora, a Cablevision está se posicionando de forma agressiva neste mercado usando sua rede de TV a cabo, onde o casamento audio, video e dados está mais adiantado pelo fato do conteúdo de vídeo já ser do seu negócio.
06 maio 2005
Skype contra Vonage
Agora que o Skype possui o SkypeIn, SkypeOut e Voice Mail, o serviço Skype passa a ser um concorrente direto das operadoras de telefonia baseado em IP.
Vonage é a maior operadora de telefonia IP nos EUA, com 600 mil linhas de assinantes, que pagam uma mensalidade em torno de $25 dólares para 500 minutos livres de telefonia. O Skype possui 35 milhões de usuários registrados, que na maioria não pagam nada para o Skype, em torno de 1,5 milhões já pagaram por créditos no SkypeOut para gerar chamadas na rede de telefonia convencional. (defesa do ponto de vista do modelo de assinatura)
Os modelos de tarifação são diferentes, sendo que a Vonage usa um modelo mais da preferência do americano (all you can eat). Os custos de operação dos dois serviços são relativamente semelhantes para as operadoras, entretanto a Vonage estã levantando capital para investimentos em marketing para aumentar sua base instalada, ao contrário do Skype que tem se difundido apenas de boca em boca.
A competição será mais forte daqui para frente, e pelos números absolutos parece que o Skype está levando a vantagem contra o Vonage, mas ainda é cedo para a conclusão.
Aqui no Brasil as operadoras de telefonia IP estão seguindo mais o modelo Skype, medido pelo uso, com assinatura de baixo custo ou inexistente.
Vonage é a maior operadora de telefonia IP nos EUA, com 600 mil linhas de assinantes, que pagam uma mensalidade em torno de $25 dólares para 500 minutos livres de telefonia. O Skype possui 35 milhões de usuários registrados, que na maioria não pagam nada para o Skype, em torno de 1,5 milhões já pagaram por créditos no SkypeOut para gerar chamadas na rede de telefonia convencional. (defesa do ponto de vista do modelo de assinatura)
Os modelos de tarifação são diferentes, sendo que a Vonage usa um modelo mais da preferência do americano (all you can eat). Os custos de operação dos dois serviços são relativamente semelhantes para as operadoras, entretanto a Vonage estã levantando capital para investimentos em marketing para aumentar sua base instalada, ao contrário do Skype que tem se difundido apenas de boca em boca.
A competição será mais forte daqui para frente, e pelos números absolutos parece que o Skype está levando a vantagem contra o Vonage, mas ainda é cedo para a conclusão.
Aqui no Brasil as operadoras de telefonia IP estão seguindo mais o modelo Skype, medido pelo uso, com assinatura de baixo custo ou inexistente.
03 maio 2005
Outras diferenciações sobre VoIP
As grandes empresas de software já estão entendendo melhor o VoIP. VoIP é apenas tecnologia e o que vai fazer a diferença é o que a solução que contém o VoIP pode fazer.
O que é a comunicação digital? Os elementos relevantes são:
Hoje o Skype parece estar na frente, pois já está ficanto comum o uso do ID do Skype nas assinaturas de e-mail. Algum tempo atrás era o ICQ e o MSN, lembram?
Agora a Macromedia está lançando o Breeze 5 e a Microsoft o Office Communicator. Os dois com facilidades tentando atender os ítens acima, se diferenciando no compartilhamento de conteúdo. Provavelmente a Microsoft terá a maior chance em conseguir a massa crítica no futuro por causa da base instalada de Windows, mas nada ainda é garantido.
O Skype mostrou que interfaces simples, intuitivas, sem configuração (just works, como o site diz) e fácil de instalar podem ser a inovação mais relevante que a tecnologia de VoIP.
O que é a comunicação digital? Os elementos relevantes são:
- presença,
- colaboração,
- conferência de vídeo, áudio e texto e
- compartilhamento de conteúdo (Web, Flash, planilhas, apresentações, etc).
Hoje o Skype parece estar na frente, pois já está ficanto comum o uso do ID do Skype nas assinaturas de e-mail. Algum tempo atrás era o ICQ e o MSN, lembram?
Agora a Macromedia está lançando o Breeze 5 e a Microsoft o Office Communicator. Os dois com facilidades tentando atender os ítens acima, se diferenciando no compartilhamento de conteúdo. Provavelmente a Microsoft terá a maior chance em conseguir a massa crítica no futuro por causa da base instalada de Windows, mas nada ainda é garantido.
O Skype mostrou que interfaces simples, intuitivas, sem configuração (just works, como o site diz) e fácil de instalar podem ser a inovação mais relevante que a tecnologia de VoIP.
02 maio 2005
Telefonia IP será mais do mesmo
É, parece que não tem jeito. Continuaremos pagando ligação telefônica praticamente da mesma maneira na telefonia IP, fixa ou celular.
A questão é que as os usuários comuns (ovelhas?) estão se cadastrando nas redes fechadas IP de telefonia e se submetendo as regulações para completamento de chamada para fora desta rede, seja SkypeOut, Vonage, GVT, etc.
A visão de transformar o SIP no SMTP (protocolo de e-mail) para a telefonia não vai acontecer, a massa crítica não está se formando. Esta massa crítica hoje está se formando mais rapidamente apenas na rede fechada Skype.
As operadoras tradicionais, principalmente as de celulares, estão confiantes que a plataforma IMS (IP Multimedia Subsystem) a ser implementada na rede de terceira geração conseguirão o mesmo resultado através da preservação do seu parque de usuários.
A briga será boa para o usuário, pois é provável que os preços se mantenham baixos até a provável cartelização mais tarde, mas não ganharemos a mesma liberdade do e-mail.
A questão é que as os usuários comuns (ovelhas?) estão se cadastrando nas redes fechadas IP de telefonia e se submetendo as regulações para completamento de chamada para fora desta rede, seja SkypeOut, Vonage, GVT, etc.
A visão de transformar o SIP no SMTP (protocolo de e-mail) para a telefonia não vai acontecer, a massa crítica não está se formando. Esta massa crítica hoje está se formando mais rapidamente apenas na rede fechada Skype.
As operadoras tradicionais, principalmente as de celulares, estão confiantes que a plataforma IMS (IP Multimedia Subsystem) a ser implementada na rede de terceira geração conseguirão o mesmo resultado através da preservação do seu parque de usuários.
A briga será boa para o usuário, pois é provável que os preços se mantenham baixos até a provável cartelização mais tarde, mas não ganharemos a mesma liberdade do e-mail.
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