07 dezembro 2009

Divisão do tempo numa empresa recém criada

Dividir o trabalho entre ser empreendedor e executar as atividades de desenvolvimento de uma empresa é bastante complicado.

Desenvolvimento é uma atividade de longo prazo, que envolve concentração e investimento expressivos de tempo. A criação de um produto não é uma atividade repetitiva, e sim imprevisível e com vários caminhos para um mesmo objetivo.

As atividades mais importantes de um empreendedor são envolver as pessoas e fabricar o ambiente para que a evolução da empresa aconteça, através de motivação e remoção de problemas que obstruem o progresso. Estas atividades são atividades de curto prazo, aonde o envolvimento acontece quase no mesmo momento em que se torna necessário.

Isto quer dizer que, no momento que uma empresa conta com algo como 2 a 3 pessoas adicionais aos empreendedores, os empreendedores precisam tomar o cuidado de dividir o seu tempo criteriosamente para que o resultado final somado seja o melhor possível.

Esta divisão do tempo é responsabilidade direta dos empreendedores, e os mesmos precisam descobrir estratégias para conseguir um bom resultado. Uma estratégia comum é dividir as responsabilidades entre os empreendedores, de forma que um se envolve mais no lado empreendedor, motivacional e desbloqueador de problemas enquanto outro envolve mais na atividade fim.

A alternativa é desenvolver estratégias de divisão de tempo, algo como o uso do turno da manhã para ser empreendedor e o turno da tarde para exercer a atividade fim. Até Paul Graham escreveu sobre a dificuldade desta divisão de tempo e sugeriu estratégias quando discutiu o impacto das reuniões em start-ups.

Independente da maneira que se lida com este dilema, fica claro que os empreendedores perdem parte do seu tempo para viabilizar o uso do tempo de outros, criando uma redução prática do resultado que seria esperado pela adição de mais um colaborador.


Tem algum web designer ou fuçador de php que gostaria de dar uma mão para a gente? Aqui na Ahgora cada vez tem mais coisas para aprender e fazer. Só tem uma coisa, tem que estar a fim de sair da casinha, abandonar bancos relacionais para aprender a usar SimpleDB e S3, e ajudar a descobrir maneiras de comunicação inovadoras pela Web, seja no HTML, design, Twitter, ou blogs. Garanto que vai ser uma escola e tanto trabalhar numa start-up como a nossa.

2 comentários:

Rodrigo Branas disse...

Fabio,

Parabéns pelo empreendedorismo, esse tipo de comportamento requer muita coragem!

Pelo que ví você procura soluções simples de desenvolvimento para web (acho que todos procuramos), conhece o framework Apache Wicket?! Nele você vai utilizar HTML (isso mesmo) e POJO's, simplificando muito o desenvolvimento!

Boa sorte!

Abraços,

Rodrigo

Fabio Ferrari disse...

Obrigado pelo apoio Rodrigo.
Vou dar uma olhada no Wicket.

Abraços, Fábio