14 agosto 2006

Sucesso do FTTH comercial na Holanda e suas consequências

Este artigo do MiniWireless comenta sobre os impactos que o sucesso da implantação comercial privada de FTTH em Hillegom. James Enck também.

Lijbrandt Telecom, a companhia que está instalando fibra em Hillegom está reportanto penetração de mais de 70% das casas, com custo estimado de $1200 Euros por residência, o que está tornando o projeto extremamente viável financeiramete.

O outro lado da moeda é que o FTTH pode fornecer TV, telefone e Internet de forma unificada e com potencialidade de aumentar significantemente os serviços sendo oferecidos, enquanto os serviços de TV a cabo "Casema" e de telefonia "KPN" que são baseados em cabos coaxiais e par de fios respectivamente ficaram com os 25% restantes do mercado, inviabilizando financeiramente seus negócios.

FTTH está se mostrando muito poderoso na destruição dos modelos de comunicação, e considerando que a fibra é passiva e aceita evolução na tecnologia de transmissão ótica por mais de 20 anos, o investimento é seguro e protegido do processo de evolução tecnológica.

Agora a grande questão é que como estes investimentos são privados, e esta tecnologia substitui facilmente as tecnologias de TV a cabo e telefonia, Hillegom está mostrando que o processo tenderá a converter os atuais duopólios cabo/telefonia por um monopólio privado baseado em fibra, iniciando por pequenas e médias empresas locais de FTTH e caminhando para uma consolidação de uma empresa de grande porte com atuação regional quando a cobertura aumentar.

Mais cedo ou mais tarde o Estado terá que entrar mais fundo na administração da infraestrutura de comunicação, e este envolvimento acabará ocorrendo em todo o mundo. Comunicação é "infraestrutura", da mesma forma que energia elétrica e água encanada, e sabemos muito bem que a infraestrutura é que potencializa as oportunidades da sociedade.

Nenhum comentário: