17 agosto 2006

GoogleFi em Montain View, Wi-Fi de graça

Nesta quarta-feira, a Google inaugurou sua rede "mesh" metropolitana na sua cidade natal de Montain View. Esta rede está sendo oferecida aos 72 mil habitantes totalmente de graça, e envolveu investimentos de 1 milhão de dólares para a Google instalar 380 nós "mesh" da Tropos. (link da INFO).

No artigo da Folha, um diretor da Google comenta sobre a razão de oferecer este serviço de graça a população de Montain View:
Chris Sacca, diretor de iniciativas especiais do Google, disse que o principal propósito do apoio de sua empresa ao acesso WiFi local é abrir caminho para os empresários da banda larga e superar obstáculos legais impostos por operadoras de telefonia e TV a cabo estabelecidas.

"Queremos inspirar a criação de redes como essa", disse Sacca sobre os esforços do Google para apoiar os mais de 300 provedores de acesso à Internet e fabricantes de equipamento para redes que tentam estabelecer redes WiFi municipais de alta velocidade em diversas cidades dos Estados Unidos.

Ou seja, a Google quer incentivar a competição no "Acesso" a Internet, mostrando a viabilidade da operação de serviços disruptivos como Wi-Fi metropolitano e desestabilizar as atuais operadoras de telefonia fixa e móvel e TV a cabo.

Mas a Google não tem planos de atuar em nível nacional, pois acredita que ganha mais dinheiro fazendo o que já faz hoje: busca e propaganda, o que claramente mostra que o "acesso" está se tornando um negócio de baixa rentabilidade, tanto que a Google prefere oferecer de graça em vez de cobrar.

Baixa rentabilidade mas ainda assim interessante para empresas empreendedoras como a MetroFi que está instalando redes metropolitanas em San Jose e Portland.

Imagine agora ter um telefone Wi-Fi (tipo F-1000 ou o Mylo) em Montain View? Compete diretamente com a operação celular, mas oferecendo ligações telefônicas ou de graça ou com preços muito baixos. O Wi-Fi residencial somado ao Wi-Fi metropolitano são capazes de destruir o negócio do celular.

Nenhum comentário: