A Ásia está dando um banho no resto do mundo com respeito a penetração e as velocidades disponíveis para acesso a rede mundial. Já tinha falado da Coréia, e agora Brough está comentando sobre os avanços em Hong Kong.
City Telecom é uma empresa de telefonia de Hong Kong fundada em 1992, cuja subsidiária Hong Kong Broadband Network Limited está oferendo acesso a Internet de 1 Gbps por $216 dólares, 100 Mbps por $31 dólares e 10 Mbps por $19 dólares.
O método de distribuição deles é fibra até os prédios, e então cabo convencional de cobre Ethernet (Cat 5e) e switches para ligar cada residência dos prédios. É um mecanismo barato e trivial de instalação, cujo custo é algo como $300 dólares por residência, segundo o executivo da empresa.
Muitas pequenas empresas espalhadas pelo Brasil implementam este tipo de conectividade, usando para o acesso ao prédio rádio (WiFi) e, recentemente, fibra. O maior problema destas empresas hoje é conseguir conectividade ao backbone da Internet com preços competitivos, já que este mercado é praticamente monopolizado pelas teles, as mesmas que oferecem conectividade através de ADSL para o usuário final.
Algo terá que acontecer neste país para que os custos de conectividade ao backbone da Internet, algo hoje como R$1.000,00 mensais por Mbps. Se não, ficaremos atrás da Ásia na questão de conectividade, tendo que ver o crescimento do ADSL enquanto o Japão já está desligando algo como 10% das linhas ADSL em favor da fibra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário