29 maio 2011

Linode: os servidores virtuais da Ahgora

Desde o início da Ahgora decidimos evitar o máximo desenvolver uma estrutura própria de TI e utilizar apenas recursos da Internet.

Tentamos inicialmente usar apenas recursos que estivessem localizados no Brasil para evitar uma maior latência de acesso para os servidores e tentamos utilizar servidores de uso compartilhado e servidores virtuais de uma grande empresa aqui do Brasil.

Como precisávamos de algum ambiente separado para desenvolvimento, acabamos alocando um servidor virtual da Linode de U$20 dólares apenas para uso apenas em testes.

Qual não foi a nossa surpresa começamos a ter problemas regulares com os serviços prestados aqui no Brasil. Perdas semanais de conectividade e reinicializações regulares sem aviso.

O que nos indignou mais foi a falta de transparência do que estavam fazendo, apenas sinalizando como "atualizações" quando perguntados e quando indagados sobre o que estava acontecendo de errado nada era dito.

A gota d'água foi o dia que amanheceu o servidor e vimos que o servidor tinha reinicializado e alguns dados recentes não estavam presentes. Olhando os arquivos do Linux, observamos que todos os arquivos, inclusive de logs, tinham data de 24h antes, o que claramente indicava uma recuperação de backup por parte do provedor. Indagados sobre isso, negaram veementemente que algum backup foi recuperado.

Ao mesmo tempo, tivemos zero problemas com a Linode. Não perdia conectividade praticamente nunca e estavam sempre avisando semanas antes o que pretendiam fazer nos datacenters.

Fomos obrigados a tomar uma decisão para poder ficar tranquilos com os nossos clientes. Movemos toda a nossa estrutura para servidores virtuais da Linode apesar de um pequeno aumento da latência de acesso.

Apesar desta latência, a resposta dos servidores da Linode dão um banho. A performance é muito boa e os bancos de dados se comportam muito bem, e ainda facilmente verificado por gráficos de performance de cpu e de rede através de uma interface espetacular de gerenciamento que eles oferecem.

Tivemos também dificuldades sérias com a Linode, aonde um defeito duplo do storage RAID10 dos servidores deles ameaçou nos fazer perder dias de atualizações dos dados. Eles foram muito claros explicando os problemas, ofereceram descontos para os servidores virtuais afetados, e montaram uma força tarefa para tentar recuperar os dados que estavam nos discos defeituosos.

Cerca de 3 dias depois eles ativaram sem custos um servidor auxiliar com os dados que foram recuperados dos discos defeituosos para que pudéssemos recuperar o que fosse possível. Qual não foi a nossa surpresa que recuperamos 100% de tudo que havia e anexamos os dados dos dias perdidos aos dados que tínhamos recuperados de um backup de dias anteriores a falha.

Hoje temos cerca de 10 servidores virtuais com a Linode, de diversas configurações de disco, memória e cpu, e vamos ter dificuldade de achar um parceiro comercial tão confiável quanto eles. Na realidade hoje usamos o tipo de atendimento ao cliente deles como benchmark para o tipo de atendimento que prestamos aos nossos próprios clientes.

5 comentários:

Holanda disse...

Fabio, você presta suporta pra linode?

Tenho um VPS la, e estou com um problema no carragmento do admin do Wordpress.

Att,

François

Fabio Ferrari disse...

Eu não conheço o wordpress o suficiente para ajudar. Desculpe.

Holanda disse...

Fabio, obrigado por responder.

Rodrigo Torres disse...

Fábio, o que vc acha da Digital Ocean em relação a Linode?

Obrigado.

Att, Rodrigo

Fabio Ferrari disse...

Temos usado a Digital Ocean para ambiente de testes, servidores de suporte e servidores para deploy.
Nossa experiência tem sido boa.