05 maio 2010

Kanban de Desenvolvimento de Software na Ahgora

Uma das vantagens de poder iniciar uma empresa é ter a liberdade de adotar as tecnologias, processos, ideais e conceitos que os empreendedores entendem como mais importantes para a empresa.

E está sendo muito gratificante poder adotar na Ahgora os conceitos que acreditamos mais interessantes para incutir como valores da empresa e permitir a empresa desempenhar da melhor maneira que acreditamos possível.

Nestas últimas semanas estamos implementando o gerenciamento do fluxo de desenvolvimento através de Kanban visual e com post-it, e está sendo uma experiência interessante: as pessoas rapidamente percebem o progresso e o sucesso do projeto olhando a evolução, e se envolvem diretamente para avaliar os escopos das unidades de valor, reorganização do próprio kanban e reorganização e repriorização contínua dos itens em backlog.


Este é o nosso quadro de Kanban que está valendo nesta semana.

Dois fluxos estão visíveis: Desenvolvimento de Software propriamente dito e Marketing/Design.

Dá para observar na foto que acabamos organizando o Kanban de maneira que a evolução do WIP (atividade em andamento) caminha para linhas diferentes: o desenvolvimento de software vai para teste de desenvolvimento seguido de teste de usabilidade, já o MKT/Design caminha para uma etapa de aprovação.

Kanban é isso mesmo, o objetivo é conseguir manter um fluxo contínuo de geração de valor e que precisamos continuamente nos reorganizar para maximizar o desempenho deste fluxo.

As limitações de quantidade de itens em WIP não estão ainda do quadro porque estamos ainda tentando achar um valor apropriado para cada fase.

Não queria deixar a amarração a priori para que a equipe pudesse experimentar os excessos e descobrir naturalmente os limites mais saudáveis.

E não demorou muito esta descoberta. Em três dias, chegou a juntar uns seis itens no WIP e acabei escutando de uma pessoa da equipe que para melhorar a eficiência precisamos botar um limite de três lá... Este tipo de coisa não tem preço: a exposição visual das atividades induziu intuitivamente nas pessoas a percepção de que não vale começar outra coisa sem terminar outra em andamento.

A nossa equipe é pequena e nova, e a gestão visual do Kanban nos está parecendo perfeita para o nosso caso. O envolvimento, aprendizado e crescimento de maturidade dão um salto gigantesco em apenas algumas semanas de operação.

Nenhum comentário: