19 novembro 2009

Aplicação na Web é uma prestação de serviço


O carro chefe da Ahgora é o Serviço de Ponto Eletrônico Ahgora PontoWeb, e, se tem uma coisa que é complicada de explicar aos nossos clientes é o conceito de serviço SaaS (Software as a Service)...

Até alguns anos atrás, todo software era vendido como produto, muitas vezes até embalado numa caixa, quase como sabão em pó. Aí vem a Internet e abre um espaço até então inimaginável alguns anos atrás, o oferecimento de aplicações e de serviços utilizando da Internet para permitir a operação remota, fora das premissas do cliente.

Como é um paradigma diferente, leva um bocado de tempo para explicar como as coisas podem ser diferentes, muitas vezes é necessário alguns meses até a ficha cair.


O primeiro impacto é a mudança na visão de aquisição de ativos, como servidores e softwares de banco de dados e aplicações finais. SaaS terceiriza toda esta dificuldade e transfere a responsabilidade da aquisição de ativos para a cadeia fornecedora do serviço.

O segundo grande impacto é que a continuidade do serviço não depende mais de um profissional de TI suportando os servidores, e a maior parte da responsabilidade passa para o fornecedor. A estrutura de TI necessária é apenas a que permita a conectividade com qualidade para a Internet.

O terceiro impacto é financeiro. O custo de aquisição de know-how e de ativos é transferido para o fornecedor, e o mesmo passa a ser obrigado a prestar um serviço de financiamento da aquisição dos ativos e desenvolvimento de atualizações para os seus clientes. Ou seja, como o cliente apenas paga mensalmente pelo serviço, o fornecedor tem que cuidar do fluxo de caixa para manter o equilíbrio financeiro do empreendimento.

O quarto impacto é a questão de transferência de controle das informações e da independência da empresa. Como a informação fica hosteada em outro lugar e a aplicação apenas está rodando em servidores fora de seu controle, existe uma preocupação muito grande com respeito a continuidade do serviço prestado e da segurança das informações.

Estas preocupações tem sua razão de ser, mas temos que ver que as alternativas também apresentam riscos substanciais: o funcionário que estava cuidando do sistema pode ficar doente, o servidor pode dar problemas, ou ainda os backups podem estar comprometidos por falha operacional e com isso correr o risco de perder todos os dados armazenados.

Em suma, uma aplicação SaaS não é apenas um produto instalado num servidor na Internet, é um serviço prestado que agrega suporte, continuidade, gestão de ativos e investimentos, itens tão, ou até mais, importantes que o software propriamente dito.

Nenhum comentário: