17 maio 2007

Dicas sobre o futuro da TV

Ótimo artigo de David S. Isenberg analisando o futuro da TV. Quatro aspectos são observados que demonstram para onde a sociedade está indo:
  1. Conteúdo gerado pelos usuários finais: já existe uma quantidade enorme de conteúdo gerado pelos usuários com qualidades variadas. A maior parte é de baixa qualidade, mas a seleção natural está permitindo que várias fontes na Web sejam consideradas melhores que qualquer outra publicação convencional ou programa televisivo;
  2. RSS (Really Simple Syndication), o protocolo tipo "pull" para busca de conteúdo novo para blog e podcasts é o novo meio de fazer a publicação do conteúdo, quase como escolher a dezena de canais que você recebe na TV a cabo entre uma seleção de vários milhões de canais;
  3. Dispositivos: iPod para consumo de áudio. Precisa dizer mais?
  4. Downloads mais-rápidos-que-tempo-real: hoje a TV e o rádio abastecem o seu dispositivo de recepção na mesma velocidade que é consumido, ou seja, é em tempo real (realtime). O download de um MP3 ou até de um vídeo pelo youtube hoje é implementado em velocidade superior ao tempo real, permitindo que em alguns segundos você possa abastecer 2 minutos de áudio no seu iPod, por exemplo.

15 maio 2007

Redes municipais W-Fi mesh comunitárias


Já tinha comentado sobre o equipamento da Meraki que permite a montagem simples de redes Wi-Fi Mesh de custos muito baixos.

Neste mesmo artigo tinha comentado também que iniciativas comunitárias poderiam entrar em conflito com as redes sendo preparadas e operadas por iniciativas das cidades.

Pois então, a construção da rede Wi-Fi municipal de San Francisco anda complicada pelos conflitos políticos e corporativos, o que não impediu que uma iniciativa privada comunitária começasse a formar uma rede pública baseada em roteadores Meraki e custeadas pelos próprios instaladores dos nós da rede.

09 maio 2007

Salesforce.com integrado ao Skype

Considerando que a ligação telefônica cada vez mais torna-se um commodity de valor muito baixo, claramente se forma uma tendência de tornar a comunicação um acessório das soluções de serviço inteligente de gerenciamento de contatos e relacionamentos.

Este é o caso da anunciada integração implementada pela PamConsult GmbH, um parceiro da Skype Developer Program que disponibilizou na plataforma AppExchange da Salesforce.com um módulo de integração das aplicações.

Com isso, de dentro da aplicação de CRM da Salesforce é possível iniciar contatos de chat e de voz com parceiros ou consumidores diretamente pelo Skype ou pelo SkypeOut no caso da outra ponta não pertencer a rede Skype.

Chamadas recebidas pelo Skype automaticamente abrem janelas pop-up do Salesforce que permitem o registro imediato do relacionamento em questão, mostrando inclusive o relacionamento passado do usuário que iniciou o contato.

03 maio 2007

Todas as linhas fixas serão desativadas até 2013

Com uma chamada destas com certeza consegui sua atenção.

Só que a previsão não é minha, é de Tom Evlsin que argumenta que telefones Wi-Fi com VoIP substituirão qualquer vantagem que a telefonia fixa ainda preserva em comparação com a telefonia celular.

Hoje a principal razão do uso da telefonia fixa é o custo mais baixo das ligações telefônicas, mas com a popularização do broadband, dos roteadores Wi-Fi e dos celulares com capacidade de chamadas SIP através de operadoras VoIP muito baratas logo não teremos necessidade de manter aquele telefone sem fio ligado na rede fixa nas nossas casas.

Com a contínua sangria provocada pelas desativações das linhas fixas, logo não será justificável comercialmente para as operadoras manterem suas antiquadas redes de pares de fios de cobre espalhadas pela cidade.