30 julho 2007

Enfim o Wireless USB substituirá os cabos

O Wireless USB é a nova especificação do grupo de tecnologias USB que enfim resolve o problema do uso dos incômodos cabos.

O Wireless USB é baseada na tecnologia Ultra WideBand (UWB) e é capaz de transmitir até 480Mbps a 3 metros (equivalente ao USB 2.0) ou 110Mbps a 10 metros.

Alguns notebooks já estão sendo anunciados com suporte nativo a tecnologia, o que permitirá conexões de velocidade altas com diversos dispositivos, sem a necessidade de disputar as portas USB presentes no computador.

A primeira grande leva de produtos com certeza será dos adaptadores USB2.0 para Wireless USB e vice-versa, o que permitirá que você ligue um adaptador na sua impressora USB e outro na porta USB do seu computador atual e permita a ligação em alta velocidade sem alterar a funcionalidade existente.

A tendência é que esta tecnologia se popularize ainda mais que o USB por cabo. Provavelmente logo veremos filmadoras, home threaters, aparelhos de som, aparelhos de som de carro sem nenhum conector que não seja de alimentação exposto, mas permitindo uma infinidade de tipos de conexões sem fio e trocando informações.

Imagine transferir suas músicas de um Wireless Pen Drive para a memória interna do seu aparelho de som de seu carro sem conectar nada, ou ligar sua TV de alta definição, seu home theater, seu videogame e sua filmadora e os únicos cabos existentes sejam os de alimentação.

Para isso acontecer, só falta a popularização da tecnologia e a simplificação do hardware necessário. Para isso, a WisAir acabou de lançar um chip com toda a tecnologia integrada, o que permitirá o uso em dispositivos pequenos e consumo ainda menor de energia.

Nenhum comentário: