12 março 2007

Skype Prime, 0900 do Skype

Não muito tempo atrás (até 1997/1998) convivíamos com o serviço 0900 oferecido pelas teles. O preço das chamadas era muito superior e permitia que um terceiro prestasse serviços e que fosse remunerado pela operadora, algo como 30% do custo da ligação. As reclamações e as ações judiciais foram tantas que o serviço acabou sendo desativado no Brasil.

Agora a Skype está se preparando (em beta test) para oferecer este mesmo serviço em nível global, onde quem liga paga com créditos pré-pagos do Skype e quem recebe é remunerado pelo paypal.

Todas as chamadas iniciam como grátis e então vão para pagas se e quando o chamador confirmar a taxa que o chamado deseja cobrar.

As taxas cobradas pelo Skype podem ser baseadas em tempo, de $0,50 a $2,50 dólares por minuto ou podem ser de $0,50 até $12,00 por chamada.

Os 0900 normalmente eram utilizados para serviços bastante populares como telesexo, sorteios, piadas e teleamizade, só que no caso do Skype será muito mais fácil qualquer um se tornar prestador de serviços por voz, e um mecanismo de ranking tipo mercadolivre avalie os serviços, o que faz com que muitos acreditem que o desenvolvimento de milhares de pequenos serviços profissionais bem remunerados mais sérios apareçam na cauda longa.

Nenhum comentário: