31 maio 2006

Chicago tentará WiFi na cidade requisitando investimento totalmente privado

A cidade de Chicago emitiu um "draft RFP" requisitando instalação de rede sem fio em toda a cidade.

O interessante deste pedido é que a cidade não se compromete a pagar nada, oferece o direito de uso dos postes mas exige Internet de graça em todas as áreas públicas, incluindo parques e escolas.

Além disso, acesso básico deve ser oferecido para a população em geral por custo baixo ou de graça, e a maior parte do negócio deverá ser rentabilizado através de serviços de 1Mbps fixo, nômade e móvel.

France Telecom é a primeira a jogar a toalha sobre serviços agregados à telefonia

Muito interessante o que o diretor de pesquisas Norman Lewis da France Telecom falou na conferência eTel (O'Reilly Emerging Telephony).

Basicamente a France Telecom está assumindo que é incapaz de competir com toda a inovação nas comunicações que a Internet está proporcionando em escala mundial.

Começa contanto toda uma história triste sobre o estado das operadoras de telefonia na Europa (que também vale para o mundo), a situação financeira das mesmas, e depois discute sobre as pequenas inovações que as operadoras tentam fazer.

O exemplo interessante que ele levantou foi o WAP, a Internet móvel que todo mundo gostaria de usar, e que no final foi suplantada como negócio pelo SMS devido ao real interesse dos usuários.

Depois de considerar estas inovações medíocres, ele reconheceu que tudo está mudando pela Internet e que a voz será apenas um elemento adicional das aplicações que virão.

Então ele anunciou APIs para as plataformas integradas de comunicação da France Telecom e suplicou que os desenvolvedores presentes na feira tentem agregar os mecanismos de autorização, identidade e comunicação de voz nas suas futuras aplicações.

APIs estas que permitirão empresas como a Iotum e a SalesForce, apenas para sitar algumas, realmente possam completar suas aplicações que gerarão valor para o cliente.

No final das contas alguma coisa da tecnologia IMS pode acabar servindo para alguma coisa, se as APIs forem abertas para a comunidade em geral agregar valor, as teles poderão ter sua vida facilitada. Mas espero que as coisas não caminhem para isso, pois para abrir as plataformas de telefonia as operadoras não precisariam deste monstro que é o IMS.

Obs: mais comentários interessantes sobre esta apresentação no Telecom's Tsunami.

10 maio 2006

Transações eletrônicas sobre o meio de comunicação

eBay apresentou numa conferência para analistas financeiros o roadmap do Skype, onde a grande novidade é a integração no softfone da capacidade de enviar e receber dinheiro via PayPal no ambiente integrado de comunicação do Skype.

Você já fez transações no MercadoLivre aqui no Brasil? O principal problema que existe na relação comercial é a negociação sobre como enviar o dinheiro para a contra-parte. Este processo além de ser complicado ainda envolve de 1 a 3 dias dependendo se o pagamento será feito por transferência eletrônica ou boleto bancário.

Agora imagine ser capaz de simplesmente clicar num ícone tipo "SkypeMe" para abrir o Skype e clicar "Enviar Dinheiro" e, após isso, imediatamente o fornecedor avisa que já está embalando o produto?

Como o eBay já tinha falado, voz é apenas uma parte do processo. Se o seu custo comoditiza, a maior parte do valor da transação ficará com as outras partes do mecanismo da negociação (eBay/MercadoLivre por exemplo).

Como será a interface de discagem do telefone daqui para a frente?

Hoje, quando você quer ligar para alguém de um telefone fixo, você é obrigado a discar uma sequência de dígitos obtida:
  • da sua memória;
  • de alguma agenda escrita;
  • da Web;
  • do serviço de auxílio a lista;
  • ou, o que já está ficando normal, da agenda do seu celular.
No caso do celular, a maior parte do tempo você deve estar usando a agenda interna, e a discagem por voz quando seu celular permitir.

No caso dos softfones IP como Skype você deve estar fazendo praticamente da mesma maneira que o celular, mas com a facilidade de que o endereço dos seus contatos Skype são alfanuméricos em vez de só numéricos. Em alguns casos você já deve estar usando aqueles ícones SkypeMe de algumas páginas na Web que facilitam ainda mais a discagem. Também já existem extensões para discagem por voz para o Skype.

E qual vai ser o futuro da discagem?

Antigamente seu universo de contatos se restringia basicamente a sua cidade, o que limitava o número de dígitos a serem discados. Entretanto isto está mudando, nosso universo de contatos está rapidamente se tornando mundial, reflexo em grande parte da presença global de tudo que está na Web.

Também ninguém mais está conseguindo lidar com o mar de números de telefone. Além disso, devido ao passo acelerado das mudanças nos negócios, como fusões, falências, mudanças e reestruturações, e também devido ao nosso interesse de troca de operadoras para conseguir melhores preços nos serviços de telefonia, os números estão deixando de ser úteis rapidamente.

E agora a comunicação entre pessoas está usando outras mídias: no passado ou eram cartas ou eram ligações telefônicas pelo fixo, hoje em dia pode ser e-mail, mensagens instantâneas, Skype, telefone fixo e celular, cada um com uma maneira diferente de "discar".

Estamos num processo de transição, onde a tecnologia ainda vai ter que construir a "interface de discagem" universal que estamos esperando.

O anacrônico modo de discagem por teclas numéricas com certeza aos poucos será abandonado, mas as agendas tipo de celular e a discagem por voz estão se consolidando e melhorando. É bem provável que logo veremos interfaces unificadas por navegação e voz para múltiplas mídias.

Será este o futuro?

08 maio 2006

Divergência além de convergência...

Convergência é a palavra da moda nos últimos cinco anos, onde tudo está indicando que IP transportará tudo, seja voz, vídeo, texto, dados, etc. e também sobre tudo, seja fio, fibra, ou ondas de rádio.

Agora o que você me diz dos dispositivos que você adquire para acessar este universo? Será que estará unificado num celular que acessa Internet, toca MP3 e tira fotos e filma?

Não é o que está acontecendo. Se a Coréia é alguma referência de futuro da comunicação broadband, você pode esperar que vamos continuar adquirindo poderosos telefones, poderosos MP3 players, poderosas câmeras digitais e poderosos computadores para acesso a Internet.

04 maio 2006

Desligamento anual de 7% das linhas telefônicas fixas nos EUA

Alec Saunders comenta o processo de desligamento das linhas telefônicas fixas nos EUA. A queda atualmente está em torno de 7%, o que representa 8,5 milhões de linhas desligadas entre as maiores operadoras dos EUA: Bellsouth, AT&T e Verizon.

Já tinha comentado sobre isso no ano passado, mostrando que esta taxa de desligamento continua ainda na mesma ordem, o que já é um alento... :-)

O interessante que este processo de desligamento ainda não se iniciou no Brasil, mas que deverá logo iniciar, principalmente depois dos aumentos das assinaturas básicas durante o ano de 2005.

Alec ainda observa que as operadoras já devem estar considerando o negócio de linha fixa como perdido, sendo só uma questão de tempo para ser engolido pela telefonia IP, pelo cabo e pelo celular.

02 maio 2006

Siemens lança sistema de telefonia SIP P2P

Para atacar o segmento de mercado de pequenas e médias empresas, a Siemens está lançando uma linha de produtos para telefonia IP que implementa as funcionalidades de telefonia convencional através de um mecanismo P2P sem a necessidade de uma plataforma central de telefonia.

E qual é a grande vantagem? É exatamente evitar a dependência de um equipamento central que pode falhar, é crítico, e geralmente necessita de pessoal especializado para manutenção.

Além disso, é a empresa Siemens que está lançando a tecnologia. O que dá uma credibilidade importante para o SIP P2P.