10 maio 2006

Como será a interface de discagem do telefone daqui para a frente?

Hoje, quando você quer ligar para alguém de um telefone fixo, você é obrigado a discar uma sequência de dígitos obtida:
  • da sua memória;
  • de alguma agenda escrita;
  • da Web;
  • do serviço de auxílio a lista;
  • ou, o que já está ficando normal, da agenda do seu celular.
No caso do celular, a maior parte do tempo você deve estar usando a agenda interna, e a discagem por voz quando seu celular permitir.

No caso dos softfones IP como Skype você deve estar fazendo praticamente da mesma maneira que o celular, mas com a facilidade de que o endereço dos seus contatos Skype são alfanuméricos em vez de só numéricos. Em alguns casos você já deve estar usando aqueles ícones SkypeMe de algumas páginas na Web que facilitam ainda mais a discagem. Também já existem extensões para discagem por voz para o Skype.

E qual vai ser o futuro da discagem?

Antigamente seu universo de contatos se restringia basicamente a sua cidade, o que limitava o número de dígitos a serem discados. Entretanto isto está mudando, nosso universo de contatos está rapidamente se tornando mundial, reflexo em grande parte da presença global de tudo que está na Web.

Também ninguém mais está conseguindo lidar com o mar de números de telefone. Além disso, devido ao passo acelerado das mudanças nos negócios, como fusões, falências, mudanças e reestruturações, e também devido ao nosso interesse de troca de operadoras para conseguir melhores preços nos serviços de telefonia, os números estão deixando de ser úteis rapidamente.

E agora a comunicação entre pessoas está usando outras mídias: no passado ou eram cartas ou eram ligações telefônicas pelo fixo, hoje em dia pode ser e-mail, mensagens instantâneas, Skype, telefone fixo e celular, cada um com uma maneira diferente de "discar".

Estamos num processo de transição, onde a tecnologia ainda vai ter que construir a "interface de discagem" universal que estamos esperando.

O anacrônico modo de discagem por teclas numéricas com certeza aos poucos será abandonado, mas as agendas tipo de celular e a discagem por voz estão se consolidando e melhorando. É bem provável que logo veremos interfaces unificadas por navegação e voz para múltiplas mídias.

Será este o futuro?

Nenhum comentário: