31 maio 2006

France Telecom é a primeira a jogar a toalha sobre serviços agregados à telefonia

Muito interessante o que o diretor de pesquisas Norman Lewis da France Telecom falou na conferência eTel (O'Reilly Emerging Telephony).

Basicamente a France Telecom está assumindo que é incapaz de competir com toda a inovação nas comunicações que a Internet está proporcionando em escala mundial.

Começa contanto toda uma história triste sobre o estado das operadoras de telefonia na Europa (que também vale para o mundo), a situação financeira das mesmas, e depois discute sobre as pequenas inovações que as operadoras tentam fazer.

O exemplo interessante que ele levantou foi o WAP, a Internet móvel que todo mundo gostaria de usar, e que no final foi suplantada como negócio pelo SMS devido ao real interesse dos usuários.

Depois de considerar estas inovações medíocres, ele reconheceu que tudo está mudando pela Internet e que a voz será apenas um elemento adicional das aplicações que virão.

Então ele anunciou APIs para as plataformas integradas de comunicação da France Telecom e suplicou que os desenvolvedores presentes na feira tentem agregar os mecanismos de autorização, identidade e comunicação de voz nas suas futuras aplicações.

APIs estas que permitirão empresas como a Iotum e a SalesForce, apenas para sitar algumas, realmente possam completar suas aplicações que gerarão valor para o cliente.

No final das contas alguma coisa da tecnologia IMS pode acabar servindo para alguma coisa, se as APIs forem abertas para a comunidade em geral agregar valor, as teles poderão ter sua vida facilitada. Mas espero que as coisas não caminhem para isso, pois para abrir as plataformas de telefonia as operadoras não precisariam deste monstro que é o IMS.

Obs: mais comentários interessantes sobre esta apresentação no Telecom's Tsunami.

Nenhum comentário: