Pesquisa da Point Topic avaliou uma redução de custo de 7,1% para o ano de 2005 numa avaliação envolvendo diversas empresas e países, tanto com DSL como com Cabo.
Uma tendência observada é que parte da redução do preço tem originado da redução de velocidades dos planos básicos para aumentar a penetração das tecnologias, o que mostra que grande parte dos clientes estão mais preocupados com conectividade barata do que com alta velocidade de acesso.
Isto sinaliza uma provável redução contínua da rentabilidade por assinante, exigindo novas diferenciações para agregação de valor pelas operadoras, já que apenas velocidade não tem sido suficiente.
Outra observação é que o cabo não tem buscado competir em igualdade de preços com o DSL, mostrando que o mercado tem alguma atração pelo serviço integrado de TV e Internet por apenas uma operadora, uma atração mais forte que o serviço integrado de telefonia fixa com Internet.
Isto quer dizer que se não houver novidades, aqui no Brasil a TV a Cabo vai tender a se posicionar nos mercados de maior velocidade e nos clientes de alta renda, e que as operadoras de DSL terão que aprender sobreviver com a comoditização do DSL.
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