04 outubro 2009

Backups na núvem com S3 da Amazon

E agora? Como guardar aquelas 5.000 fotos que você guardou nestes últimos 10 anos de fotografia digital?

Existe uma quantidade enorme de serviços de backup na Internet hoje em dia, como Mozy, DropBox, Carbonite ou JungleDisk, mas eu já sou mais do gosto de mexer diretamente com os arquivos e não ficar tão refém dos serviços prestados por um software instalado no micro.

S3 é um serviço da Amazon de armazenamento robusto de arquivos sem limite de quantidade e com replicação pelo menos tripla. É muito mais segurança do que qualquer backup que você deve estar aprontando de dentro de sua casa hoje. E o preço é bem em conta, gasto algo como $1,50 dólares por mês para manter os meus 10GB de fotos lá.

E usando o S3Fox, que é uma extensão para Firefox, o serviço de download, upload e sincronização ficam bem simples, praticamente a um click do mouse.

O que você precisa para poder usar este serviço?
  • criar uma conta no Amazon Web Services;
  • contratar o serviço S3;
  • instalar o S3Fox;
  • cadastrar no S3Fox as credenciais do S3 (Your Account/Security Credentials no site da Amazon).
A partir daí, é como transferir arquivos para um servidor como se fazia com o FTP, e curtir a tranquilidade de ter suas valiosas memórias seguras na nuvem da Internet.

Um comentário:

andy disse...

Please consider adding CloudBerry Backup to your post. It is a standalone program that automates your backup to Amazon S3.