09 abril 2008

Computadores Ultraportáveis: a nova fronteira

Até agora estávamos brigando entre a interface e a performance limitada dos telefones celulares e o preço, o tamanho e baterias dos notebooks para as atividades de processamento de documentos e acesso a Internet.

Entramos agora na nova fronteira, que é exatamente este espaço entre o seu celular e o seu notebook ou desktop.

Como conseguir um dispositivo de baixo consumo, leve, pequeno o suficiente para carregar no lugar de uma agenda de papel?

A ASUS inaugurou o mercado com seu produto eeePC, um subnotebook de 900g baseado num Celerom da Intel, com memória flash de 4GB e sem disco rígido, com WiFi e bateria de mais de 3 horas. Preço de $350 dólares nos EUA e algo acima de R$1.100,00 aqui no Brasil.

A tela é limitada, apenas 7" e resolução de 800x600 e que obriga a rotação horizontal da tela em muitos sites na Internet. Como alternativa, um - reduz a fonte da página para algo quase impossível de ler. Além disso o teclado também é minúsculo, tornando impossível a digitação rápida sem catar-milho.

Aceitando estas limitações, você tem um equipamento extremamente portável com microfone e câmera de vídeo embutida para fazer as conferências de vídeo pelo Skype, acessar os documentos do GoogleDocs ou internamente pelo OpenOffice, e acessar o Firefox para acessar sua caixa de e-mail do GMail.

Este é apenas o prenúncio deste mercado, pois a Intel está prevendo lançar em junho seu processador Atom de baixo consumo e alta performance e ainda compatível com os PCs convencionais.

Saindo dos PCs, ainda existirão outros concorrentes correndo com arquiteturas diferentes, como o Qualcomm Snapdragon e processadores da VIA e da Freescale.

Comprei um eeePC azul bebê algumas semanas atrás e posso dizer que seu tamanho impressiona qualquer um. É um equipamento razoável para edição rápida de documentos e acesso a Internet que está operacional em 15 segundos.

Você pode carregar para qualquer lugar sem sofrimento e sem grandes riscos, já que você não vai poder mesmo usar ele como repositório central de suas mídias ou como equipamento principal de trabalho...

Nenhum comentário: