17 novembro 2006

Surgiu a primeira operadora de celular a abandonar serviço de voz e ficar com foco na conectividade

A operadora 3 Group da Inglaterra organizou uma parceria com Skype, Sling Media, Yahoo, Nokia, Google, eBay, Microsoft, Orb e Sony Ericsson para oferecer a experiência de conectividade do computador pessoal para os terminais de telefonia celular.

Esta operadora pretende iniciar em dezembro a operação comercial de um novo plano mínimo de consumo chamado X-Series. Quem se comprometer, poderá fazer chamadas gratuitas para outros usuários do plano X-Series e também fazer e receber chamadas de voz de PCs através do Skype. O celular poderá ainda usar os serviços SkypeIn e SkypeOut para fazer e receber chamadas internacionais pagando tarifas reduzidas.

Inicialmente os telefones N73 da Nokia e o e Sony Ericsson W950i Walkman serão os primeiros a serem oferecidos pela operadora.

Esta é a primeira operadora de celular a nível mundial a reconhecer que distância e tempo numa ligação telefônica deixarão de ser a fonte de rentabilidade de uma operadora. A utilização de uma taxa fixa mostra que o grande valor que a operadora pode oferecer é a conectividade, e que se deixar o mercado aberto para que os serviços sejam oferecidos por terceiros, como a Google, Skype, etc, a operadora tem chance de se tornar a melhor em conectividade móvel e ver o uso de sua rede explodir.

10 novembro 2006

Fotos da Instalação de FTTH em Amsterdam


James Enck passou alguns links para fotos de instalação de cabeamento de fibra em seu blog, e as mais interessantes são sobre a instalação da nova rede de fibra FTTH que está sendo patrocinada pela cidade de Amsterdam.

James observa que este trabalho é mais simples do que muita gente imagina, o trabalho feito mostrado nas fotos envolveu apenas dois dias: um para cavar, colocar o cabeamento e tapar, e outro para recuperar o pavimento da calçada.