17 novembro 2006

Surgiu a primeira operadora de celular a abandonar serviço de voz e ficar com foco na conectividade

A operadora 3 Group da Inglaterra organizou uma parceria com Skype, Sling Media, Yahoo, Nokia, Google, eBay, Microsoft, Orb e Sony Ericsson para oferecer a experiência de conectividade do computador pessoal para os terminais de telefonia celular.

Esta operadora pretende iniciar em dezembro a operação comercial de um novo plano mínimo de consumo chamado X-Series. Quem se comprometer, poderá fazer chamadas gratuitas para outros usuários do plano X-Series e também fazer e receber chamadas de voz de PCs através do Skype. O celular poderá ainda usar os serviços SkypeIn e SkypeOut para fazer e receber chamadas internacionais pagando tarifas reduzidas.

Inicialmente os telefones N73 da Nokia e o e Sony Ericsson W950i Walkman serão os primeiros a serem oferecidos pela operadora.

Esta é a primeira operadora de celular a nível mundial a reconhecer que distância e tempo numa ligação telefônica deixarão de ser a fonte de rentabilidade de uma operadora. A utilização de uma taxa fixa mostra que o grande valor que a operadora pode oferecer é a conectividade, e que se deixar o mercado aberto para que os serviços sejam oferecidos por terceiros, como a Google, Skype, etc, a operadora tem chance de se tornar a melhor em conectividade móvel e ver o uso de sua rede explodir.

Nenhum comentário: