27 junho 2005

Competição para o Skype: Jajah

Atualização: Jajah não está mais disponibilizando o softfone...

Uma empresa européia chamada Jajah está disponibilizando um softfone semelhante ao Skype com o objetivo de concorrer no mesmo mercado.

Como diferenciais, suporte a um protocolo proprietário P2P semelhante ao Skype, SIP, H323, integração com o próprio Skype, codec wideband de 22KHz (o Skype é de 16KHz), skins customizáveis, animações no chat e preços bastante competitivos para completamento de chamadas na rede pública.

Resta saber se os diferenciais serão suficientes para criar sombra...

Internet banda larga será como energia elétrica?

Será que já estamos chegando a uma situação onde acesso a Internet deixará de ser um serviço de alto valor agregado e passará a ser mais um provimento de commodity, exatamente como a energia elétrica?

O serviço de "Naked ADSL" está começando a surgir em alguns pontos do mundo, tendo como diferencial o seu preço baixo e desatrelado da telefonia fixa.

20 junho 2005

T-Mobile usará UMTS contra ADSL na República Tcheca

A T-Mobile anunciou que disponibilizará o serviço de acesso a rede de dados através da rede de 3G UMTS sendo implementada na República Tcheca.

A estratégia de negócio dela é acabar com a última justificativa de ter uma linha física de telefone na residência que era o acesso a ADSL.

Operadoras de celular interessadas em substituição do ADSL demorarão a aparecer aqui. Ainda assim as operadoras de ADSL devem ter que se preparar para reduzir seus preços e aumentar a banda a ser disponibilizada para seus clientes (ADSL2?) antes que seus clientes passem para o acesso de dados por celular 3G ou por WiMax.

16 junho 2005

Yahoo está se preparando para enfrentar o Skype

A Yahoo acabou de adquirir a Dialpad, uma empresa que desde 2000 oferecia chamadas telefônicas de PCs para a rede pública. Também firmou parceria com a Xten para integrar tecnologia do Eyebeam no seu Yahoo Messenger a ser lançado no próximo mês.

Yahoo está se posicionando para competir com a Skype usando o padrão SIP e a marca Yahoo. Será que não está entrando tarde?

12 junho 2005

SIP terá facilidades P2P

Os serviços "jardim murado" sendo oferecidos pelas operadoras VoIP (Skype, Vonage, MSN, GVT, UOL, etc) vão começar a ser questionados se normas IETF começarem a estimular um padrão de localização P2P de endereço SIP.

O servidor SIP deixará de existir e poderemos localizar pessoas sem depender da boa vontade de um operador ou servidor. Além disso, a configuração de um ambiente SIP tenderá a ser mais simples, necessitando apenas a especificação de um endereço IP de um nó da rede P2P.

Este artigo discute o processo de criação desta especificação e o impacto dos negócios VoIP.

IMS é o "jardim murado" IP com conceitos do ATM

Lembram do ATM que seria a rede ponta a ponta com controle de qualidade embutida e que forneceria possibilidade de cobranças diferenciadas para as operadoras de acordo com o tipo de serviço sendo usado?

E depois mais tarde a mesma coisa foi tentada através do IntServ, onde através do protocolo RSVP esta diferenciação ocorreria sobre IP?

O Blog Telepocalypse está analisando o novo conceito que está sendo desenvolvido para as operadoras fixas e móveis. É o IMS, que está tentando mais uma vez diferenciar o uso da banda com base na aplicação que o cliente deseja usar.

O que o futuro nos reserva? A comunicação será feita através de clientes inteligentes e rede burra ou através de clientes burros com a rede inteligente?

08 junho 2005

Lançamento TriplePlay da BritishTelecom

A BritishTelecom acabou de lançar um pacote de serviços TriplePlay por 19 francos por 3 meses (foto do anúncio):
  • 1Mbps para PC, com opções de 2 ou 4 Mbps;
  • 1000 filmes e 3000 video-clips on-demand;
  • uma semana de programas de televisão gravados em qualidade MPEG2;
  • ligações telefônicas sem limites a noite e finais de semana dentro da Inglaterra (fixo-fixo).

07 junho 2005

Previsões para VoIP nos EUA do ex-chairman da FCC

Esta apresentação feita por Reed Hundt, ex-FCC e atual consultor da McKinsey, apresentou na Georgia Institute of Technology previsões sobre a telefonia IP para os próximos anos nos EUA:
  • hoje menos de 1 milhão de casas possuem VoIP. Este número deverá crescer para 5 milhões em até o final de 2006 e para 15 milhões até 2009;
  • 40% dos usuários de modem a cabo usarão VoIP em 2009;
  • VoIP pode ser uma ferramenta de aumento de penetração da banda larga nas casas;
  • xDSL está sendo oferecido hoje mais para clientes com poder aquisitivo alto;
  • as operadoras a cabo tentarão agregar valor com VoIP para poder competir com as TVs por satélite;
  • as operadoras de xDSL terão que reduzir suas margens e popularizar a banda larga e o VoIP devido a concorrência do cabo.

06 junho 2005

Computador será o futuro telefone?

Acabou de sair a notícia que nos EUA o número de Laptops vendidos ultrapassou o de desktops (53% contra 46%).

Umas das razões deste rápido aumento na venda de Laptops é o wireless permitindo grande mobilidade a quem o usa. A capacidade de processamento não é considerada essencial, mas a autonomia das baterias é.

Rede wireless é na realidade um mecanismo de comunicação, o que mostra que o Laptop está se tornando hoje o terminal multimídia de comunicação, tanto para uso doméstico como nas empresas.

04 junho 2005

Vendas de Pabx IP puro cresce, TDM e Híbrido caem

Om Malik comentou sobre um artigo da Infonetics Research que apresenta pesquisas sobre o mercado de comutação privada entre o último trimestre de 2004 e o primeiro de 2005.
  • mercado mundial é de 1,5 bilhões de dólares;
  • comutação puramente IP é a única que cresce (10%), com tamanho de 223 milhões de dólares (15%);
  • vendas TDM cairam 20% (volume de 28%);
  • vendas de híbridos cairam 12% apesar de concentrarem a maior volume em vendas entre os três (57%);
  • previsão que em 2008 híbridos terão 67%, IP puro 23% e TDM 9%.
É um cenário bastante provável, desde que não aconteça nenhuma "revolução" na comunicação corporativa (video fone, presença, etc).

03 junho 2005

Como será o suicídio das telcos européias?

James Enck descreve aqui como ele vê o futuro das teles na Europa nos próximos anos. Ele está chamando o processo de EuroTelcocide, onde a corrida para o preço 0 obrigará a uma revolução onde as operadoras terão que aprender a operar com uma ordem de grandeza a menos no seu custo, sem falar da expectativa irrealista que as altas margens de lucratividade poderão ser recuperadas no futuro.

Adoção de celular de 3G está lenta

Qualcomm investiu seu futuro em avançar a tecnologia CDMA para a 3G, implementando a tecnologia W-CDMA (UMTS) na frente e disponibilizando no mercado com o objetivo de pegar a onda no início. O problema é que a onda está crescendo lentamente.