25 agosto 2005

Estudo da sinalização do Google Talk...

James Seng fez uma análise do protocolo de estabelecimento da chamada de voz sobre o Google Talk e publicou um log de um estabelecimento de chamada.

É possível ver que toda a comunicação XMPP cliente-servidor para implementar mensagens instantâneas está implementada conforme a norma.

O estabelecimento da chamada de voz é um protocolo proprietário sobre o XMPP que estabelece uma negociação semelhante ao SIP/SDP. O tráfego de áudio parece ser sobre RTP convencional.

A lista de codecs é grande e estão documentados no Google Talk Developer Site.

Um ponto interessante na negociação da chamada de voz que não existe no SIP/SDP é a negociação de um endereço remoto para o RTP. A impressão é que vários endereços são fornecidos e o cliente pode escolher segundo algum critério.

Se vários endereços estão sendo fornecidos, é provável que estes endereços são para retransmissão do áudio, de forma que implementa a forma mais robusta de atravessar NAT com RTP puro.

Uma importante suspeita é que os softwares clientes Google Talk devem estar se oferecendo como retransmissores de áudio, mostrando que a chamada de voz deva ser P2P de uma forma parecida com o Skype.

Nenhum comentário: