27 agosto 2005

Google Talk usa XMPP (jabber) apenas para acesso ao cliente

Apesar da promessa de revolucionar a comunicação por Mensagens Instantâneas, o Google Talk apenas imitou todas as outras implementações e instalou um "Jardim Murado", onde apenas aqueles que pertencem ao jardim conseguem falar entre si.

Isto porque os servidores do Google Talk não implementam o protocolo servidor a servidor que permitiria a comunicação descentralizada da mesma maneira que o email faz.

Enquanto o Google não implementar este protocolo, não será possível, por exemplo, usar um servidor Jabber numa pequena empresa para Mensagens Instantâneas internas e conseguir falar com usuários do Google Talk apenas colocando o domínio gmail.com.

Não há uma posição definida, mas segundo o site da Google parece que eles não pretendem deixar acesso aberto entre servidores, apenas para alguns parceiros de uma "federação".

Neste link há mais discussão sobre esta questão e uma comparação de como historicamente o conceito de e-mail evoluiu.

25 agosto 2005

Estudo da sinalização do Google Talk...

James Seng fez uma análise do protocolo de estabelecimento da chamada de voz sobre o Google Talk e publicou um log de um estabelecimento de chamada.

É possível ver que toda a comunicação XMPP cliente-servidor para implementar mensagens instantâneas está implementada conforme a norma.

O estabelecimento da chamada de voz é um protocolo proprietário sobre o XMPP que estabelece uma negociação semelhante ao SIP/SDP. O tráfego de áudio parece ser sobre RTP convencional.

A lista de codecs é grande e estão documentados no Google Talk Developer Site.

Um ponto interessante na negociação da chamada de voz que não existe no SIP/SDP é a negociação de um endereço remoto para o RTP. A impressão é que vários endereços são fornecidos e o cliente pode escolher segundo algum critério.

Se vários endereços estão sendo fornecidos, é provável que estes endereços são para retransmissão do áudio, de forma que implementa a forma mais robusta de atravessar NAT com RTP puro.

Uma importante suspeita é que os softwares clientes Google Talk devem estar se oferecendo como retransmissores de áudio, mostrando que a chamada de voz deva ser P2P de uma forma parecida com o Skype.

24 agosto 2005

Saiu o Google Talk

Provavelmente a maior ameaça ao Skype está começando a operar. É o Google Talk (http://talk.google.com), oferecendo IM (mensagens instantâneas) e voz em cima disso.

Diferenciais:
  • É o GOOGLE!
  • Usa XMPP (protocolo do Jabber) que é padrão IETF.
  • Qualidade de voz muito boa, usando codecs WideBand.
  • Aceita qualquer cliente Jabber para IM.
  • Interface minimalista, mais simples que o próprio Skype.

17 agosto 2005

O negócio do Skype é montar o "efeito rede" do serviço PABX-IP virtual

No blog do Om Malik existe um novo artigo interessante discutindo o que o Skype está fazendo e o efeito sobre os negócios de telefonia corporativa.

O Skype oferece a custos muito baixos as funcionalidades de um PABX, como conferência e voice-mail, além de facilidades dos PABX-IPs novos, como o conceito de presença.

Se você tem estas funcionalidades a mão, sem a necessidade de investir em equipamentos e sem ter que suportar este equipamento, porque não usá-lo?

Além disso, se todo mundo que você precisa contactar já está cadastrado no Skype, porque você vai se dar ao trabalho de montar uma rede própria de contatos num outro PABX IP? Este é o "efeito rede" que está trabalhando a favor do Skype.

16 agosto 2005

Número de linhas fixas está caindo mais rápido

O sempre interessante blog do James Enck (EuroTelcoblog) está comentando sobre a redução da quantidade de linhas telefônicas fixas.

Continuando neste passo (4% a 5% anualizados na Europa, 5% a 10% nos EUA) o que será da telefonia fixa? Veremos uma morte lenta?

E quais as razões deste processo? Provavelmente a principal é a competição da telefonia celular, mas será que também não existe o interesse de aumentar a rentabilidade por asssinante, alterando a variável quantidade de assinantes?

13 agosto 2005

Telefonia IP para telefone fixo de graça para 24 países

Parece que o serviço VoipBuster está comprando sua entrada no mercado do SkypeOut.

Ele oferece ligações para telefones fixos de 24 principais países requisitando apenas a compra de um dólar de crédito a título de cadastro.

Para o Brasil não é de graça, mas o preço é bom: 3,2 euros para fixo e 17,2 euros para celular.

Neste link o Blog Skype Journal avalia o serviço.

11 agosto 2005

Qualcomm compra a Flarion

Qualcomm é a empresa por trás da tecnologia CDMA. Flarion é a empresa que nos últimos anos conseguiu implementar a tecnologia OFDM pré Wi-Max para algumas operações tipo 3G.

Com isso, a Qualcomm saiu do processo de irrelevância (CDMA apresenta limitações para banda e distância) que estava caminhando e se estabeleceu como a principal fornecedora das tecnologias de comunicação sem fio de 3a geração até que o Wi-Maxcomoditize este mercado.

Om Malik's Broadband Blog comenta mais sobre isto.

08 agosto 2005

Crítica ao trabalho IMS da ITU

Toda vez que um comitê tenta determinar o futuro desconfie. O consenso (ponto de menor atrito entre os presentes) é a garantia da pior solução para os usuários (que normalmente não são representados). Veja uma crítica bem humorada na Business Communications Review do processo que está acontecendo com a IMS:

"...On a serious note, the ITU’s IMS (IP Multimedia Subsystem) shows every sign of becoming the latest example of systems standards groupthink. Its concepts are more than seven years old and still not deployed, while its release train lengthens with functional expansions and change requests. ... The proliferation of boxes and protocols, and the state management required for data tracking and control, lead to cognitive overload but little end user value..."