23 fevereiro 2007

Tráfego agregado na Internet cresce de forma ordenada, apesar do vídeo

Comentário interessante no VoIP and ENUM: o tráfego de vídeo está crescendo rapidamente, mas não impactando ainda as curvas de crescimento de tráfego agregado nos backbones da rede.

Apesar de que o vídeo ter crescido de 5% a 10% do tráfego cinco anos atrás para 50% ou 60% do tráfego atual, ainda assim o crescimento do tráfego nos backbones estão crescendo em torno de 50% ao ano.

Este crescimento é menor do que os 100% ao ano que as operadoras experimentavam na época do boom da Internet nos EUA.

Portanto as previsões de que a Internet não irá aguentar a revolução do vídeo é na realidade relacionado aos limites atuais nas plantas de acessos dos usuários da Internet, basicamente ADSL e cabo. Sinal de que continuando este passo, a fibra logo terá que chegar pelo menos nas quadras (FTTC).

16 fevereiro 2007

3G ou WiMAX?

Interessante os desdobramentos tecnológicos que puderam ser observados no 3GSM World Congress que aconteceu na semana passada.

A Sprint Nextel anunciou que usará a tecnologia WiMAX para implementar suas redes móveis de alta velocidade em vez da tecnologia 3G (redes de terceira geração, baseadas nas tecnologias de redes de celular GSM e, especialmente, CDMA) que já estava em crescimento em algumas partes do mundo, em especial na Ásia e da Europa.

As tecnologias móveis estavam tentando evoluir progressivamente das redes de voz para as redes de dado para efetuar uma transição gradual não disruptiva, mas os modelos Wi-Fi e WiMAX que vieram das tecnologias de redes de dados estão vindo de forma disruptiva através de menores custos.

Isto é um sinal de que tratar voz de forma especial pelas operadoras com o objetivo de manter a rentabilidade e o modelo de negócio será cada vez mais difícil.

05 fevereiro 2007

KPN (Holanda) anuncia desligamento completo da telefonia tradicional até 2010

Jeff Pulver comentou sobre mais um anúncio de uma operadora sobre o desligamento completo da telefonia convencional por telefonia VoIP.

A operadora KPN da Holanda prevê que toda a sua rede será transformada em VoIP em apenas 3 anos.

Já tinha comentado sobre isso antes, mas é interessante observar as operadoras definindo suas escalas de tempo para a transição.