27 setembro 2005

Conectividade sem fio pelos municípios

Om Malik reporta que existe uma oportunidade de $700 milhões de doláres para redes municipais sem fio.

Aqui no Brasil temos o caso da cidade de Sud Mennuci que instalou WiFi público para todos usarem devido a falta de interesse das operadoras de oferecer conectividade para uma cidade menor.

Existe uma linha de pensamento que considera a conectividade um serviço público, da mesma maneira que água e luz elétrica. O exemplo mostra que esta linha faz sentido e impulsiona os negócios da cidade.

Acredito que veremos esta discussão acirrar nos próximos anos, quando as operadoras deverão questionar se é legítimo ter como concorrentes o Estado.

TV na Internet do Google: episódio piloto do Show de TV de Chris Rock

O Google está apresentando um episódio piloto de um show de TV pela Internet.

Sinal que o vento está mudando e trazendo mudanças... A Google está se preparando para comoditizar mais um serviço: A emissora de televisão.

23 setembro 2005

GoogleNet e GoogleTV

Preparem-se operadoras de telefonia e de televisão aberta ou a cabo... A Google está preparando algo grande!

Om Malik comenta que a Google está se preparando comprando fibra escura a rodo dentro dos EUA, investindo em estrutura para produzir um canal de televisão (ou algo parecido), investindo em acesso de Internet seguro sobre a Internet limitada que as operadoras estão implantando (VPN) e implementando infraestrutura massiva para interconexão com outras operadoras de telefonia.

Google tem muito capital, é arrojada, é boa praça com os consumidores, tudo é bem feito e geralmente de graça e está disposta a comoditizar os negócios de todos os cartéis instalados na área de telefonia, notícias e TV.

21 setembro 2005

Martin Geddes: qual é o valor do IMS para o cliente?

Martin do blog Telepocalypse mais uma vez escreve um artigo espinafrando o IMS.

Ele andou conversando com empresas que estão desenvolvendo e vendendo soluções IMS e foi atrás de uma visão que justifique a tecnologia IMS.

Apesar dos vendedores tentarem mostrar como isto vai revolucionar as possibilidades das operadoras, Martin questiona se o que o IMS tenta oferecer é mais limitado que o que já é possível fazer sobre a Internet.

Considerando a quantidade de aplicações e serviços já disponíveis sobre a rede Internet hoje, qual o sentido de oferecer uma plataforma limitada pela Operadora?

Isto só seria possível se o acesso livre a Internet fosse limitado de alguma maneira para justificar o premium que a operadora irá cobrar, mas será que este espaço existe?

Para telefonia fixa o jogo já está terminado, a Internet já é pervasiva pelo ADSL e TV a Cabo. Sobra o celular, que terá seu dia de prova com as novas tecnologias WiFi, WiMax e Clarion.

19 setembro 2005

Quem quer 20Mbps por 30 reais por mês?

A guerra do ADSL2+ na França está esquentando...

Agora a Club Internet está oferecendo por 9,90 euros conexões de 20Mbps por 3 meses e subindo para 19,90 euros em seguida. Ainda assim é um bom preço, não?

Ainda falta uma competição decente aqui no Brasil...

12 setembro 2005

eBay comprou o Skype

Esta é uma notícia inesperada por todos. Poucas pessoas poderiam prever que o eBay encontraria razões para ter uma operação conjunta com o Skype.

O argumento básico é que o eBay está no negócio de redução do atrito inerente nas relações de negócios. As reduções que o eBay percebe são:
- falta de confiança nos negociadores -> esquema de pontuação;
- custo da transação financeira -> payPal (já adquirida pela eBay);
- custo da comunicação -> Skype.

Resta saber se a comunicação via texto (e-mail e mensagens instantâneas) já não eram suficientes para reduzir o custo da comunicação.

O eBay entretanto argumenta que o uso da voz será mais para facilitar os negócios de custos mais altos como carros e imóveis, e talvez negócios que envolvam duração como prestação de serviços em vez de envio apenas de mercadorias.

Mais informações aqui.